IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO EM MINERALOGIA

Mensagem por Henrique Carneiro Moura Seg 2 Ago 2021 - 19:23

O estudo das propriedades físicas dos minerais (Mineralogia Física) é muito importante para a sua identificação expedita. A composição química de um mineral tem importância fundamental ainda que nem todas as propriedades dela dependam.

Como exemplos de minerais primários que se podem encontrar nos solos, referem-se: quartzo, feldspatos, plagioclases, micas, piroxenas, anfíbolas, olivinas, etc. Os minerais primários do solo têm importância para a avaliação do grau de evolução do solo e da sua reserva mineral.

ALGUNS MINERAIS:

DIAMANTE

Esse mineral possui densidade que varia entre 3,51 e 3,55 g/cm3 e tem dureza 10 na escala de Mohs, a maior dureza que se conhece para um mineral. Seu brilho é chamado de adamantino, com forte dispersão da luz em seu interior, e suas cores naturais variam do incolor ao amarelo, azul, verde, rosa e âmbar.

APLICABILIDADE: a maioria dos diamantes do mundo é usada na indústria. Por serem tão duros, eles são usados em furadeiras e em outras ferramentas utilizadas para cortar materiais sólidos e resistentes.

QUARTZO

O quartzo é o sétimo termo da escala de Mohs (dureza 7), com fratura concoidal e brilho vítreo. É frequentemente corado por diversas impurezas, o que lhe confere uma grande variedade de cores. A cor é a responsável pelas diversas variedades. Tem fortes propriedades piezoelétricas e piroelétricas.

APLICABILIDADE: Lustres, Copos, Tintas e/ou silicones, Lixas, Lentes para óculos, Relógios, Piso industrial, Máquinas fotográficas, Areia na construção civil e muitos outros.

OURO

É um metal de transição brilhante, amarelo, denso, maleável, dúctil (trivalente e univalente) que não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro e ao bromo. À temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. O ouro é o elemento químico de número atômico 79 e massa atômica 196,97. É um metal do Grupo 1B da tabela periódica, como a prata e o cobre.
a dureza baixa (2,5 a 3,0) e a densidade muito alta (19,30).

APLICABILIDADE: O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas, apresenta diversas aplicações industriais.

CHUMBO

O chumbo é um metal pesado (densidade relativa de 11,4 a 16 °C), de coloração branca-azulada, tornando-se acinzentado quando exposto ao ar. Muito macio, altamente maleável, baixa condutividade elétrica e altamente resistente à corrosão. O chumbo é um metal muito versátil pela sua maleabilidade, ductilidade, dureza e resistência à oxidação; é, no entanto, um metal tóxico e bioacumulativo.

APLICABILIDADE: O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores. Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições. ... Sua utilização como forro para cabos de telefone e de televisão segue sendo uma forma de emprego adequada para o chumbo.

COBRE

As principais características do cobre são:

Metal de coloração laranja-avermelhada, Sólido em temperatura ambiente, Densidade de 8,94 g/cm3, Ponto de fusão: 1084,62 °C, Ponto de ebulição: 2562 °C, Facilmente maleável, Possibilidade de ser reaproveitado, Dúctil, Ótimo condutor de calor e eletricidade, Isótopos estáveis na natureza: Cu-63 e Cu-65.

APLICABILIDADE: O cobre é conhecido pela humanidade desde o período neolítico, quando era usado para produção de instrumentos de trabalho, armas e utensílios. Aplicável na construção civil, na fabricação de objetos e ferramentas, e em tubos e fios condutores de energia.

Henrique Carneiro Moura
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty importancia do minerio e exemplo do mesmo

Mensagem por Liciana Moura Oliveira Seg 2 Ago 2021 - 19:51

A geologia é muito importante porque é a base de toda pesquisa geológica, porque a geologia se dedica ao estudo das rochas. Por sua vez, as rochas são compostas de minerais, e os minerais são seus componentes mais básicos. Os minerais também estão presentes em depósitos minerais e no solo. Além disso, o estudo da mineralogia, contribui para saber como era as rochas antepassadas, as formações antigas, o tipo do solo presente no local, a sua estrutura, que minerais importantes pode se achar, como extrair os mesmo e assim, é claro a ideia da sua importância

OURO: É um elemento metálico não ferromagnético, cujas características o tornam ideal para a fabricação de diferentes tipos de objetos. Usado para confecção de joias

FERRO: É um metal bastante maleável, com coloração branco-acinzentada, além de ser ferromagnético. é usado em aço, vigas, veículos de transporte

COBRE: Metálico, normalmente com o brilho fosco, com fratura irregular. Usado na constituição de fios elétricos, fios de comunicação.

DIAMANTE:FRATURA conchoidal, dureza de 10 e tem um brilho forte, adamantino. É muito utilizado para, ferramentas usadas em corte e perfuração de terreno

PRATA: Possui fratura irregular, com dureza de 2,5 a 3, com um brilho metálico, sendo um minério que muda em uma solução com ouro ou cobre. Muito utilizado, em joalherias e componentes eletrônicos

Liciana Moura Oliveira
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty Resposta fórum de mineralogia

Mensagem por Alex Carlos Tomaz SIlva Seg 2 Ago 2021 - 19:54

O termo mineralogia deriva da palavra latina Minera, (mina, jazida de minério, filão)acrescido do sufixo grego logía (ciência, tratado, estudo). Logo, é a ciência que estuda os minerais. Tendo fundamental importância para esta ciência, Georg Bauer (1490-1555) iniciou a sistematização do conhecimento dos minerais a partir da observação dos produtos da mineração alemã.
Já tempo dos homens das cavernas, os minerais eram utilizados no cotidiano. E a mineralogia permitiu, através de premissas, a identificação do que são minerais ou não. Hoje, sabe-se que para ser um mineral este deve apresentar características como: ser sólido em temperatura ambiente (com exceção do mercúrio - Hg), ter composição química definida, origem inorgânica, estrutura cristalina e ocorrência natural.
Sabendo-se que já temos mais de 4 mil minerais já catalogados, o conhecimento das propriedades de cada um deles é importantíssimo para a aplicabilidade do mineral.
Seguindo mais a fundo, existem dois tipos de classificação: mineralogia macroscópica e mineralogia microscópica. A mineralogia macroscópica baseia-se nas propriedades físicas, ópticas e químicas dos minerais. Ou seja, sem o auxílio de ferramentas ópticas de grande escala. Ao contrário, a mineralogia microscópica utiliza diversas ferramentas e técnicas impossíveis de serem feitas ao olho nu para a identificação, classificação e estudos dos minerais.
Do exposto, conclui-se que vivemos rodeados de minerais. A mineralogia abre portas para a identificação e posteriormente sabermos em que podemos aplicar este mineral. E conhecendo o mineral e suas características, facilita a identificação dos depósitos minerais. Presente em estruturas simples e em tecnologias de ponta, seria impossível imaginar um mundo sem os minerais.

01 - OURO
O ouro é o elemento químico de número atômico 79 e massa atômica 196,97. É um metal do Grupo 1B da tabela periódica. O ouro raramente se combina com outros elementos, sendo, por isso, encontrado na natureza geralmente no estado nativo. Cristaliza na forma de cubos e octaedros, mas é muito mais Pepita de ouro. Este é opaco e tem cor amarela típica, mas, quando pulverizado, pode ser vermelho, preto ou púrpura. Seu brilho é metálico, a dureza baixa (2,5 a 3,0) e a densidade muito alta (19,30). O ouro é o mais maleável e o mais dúctil dos metais. ​É bom condutor de calor e eletricidade e não é afetado nem pelo ar, nem pela maioria dos reagentes químicos. Há quem o considere o mais belo dos elementos químicos. Seu ponto de fusão é 1.063 °C.

A baixa dureza permite que ele seja facilmente riscado com um canivete ou mesmo com um pedaço de vidro. Devido à alta maleabilidade, quando martelado amassa em vez de quebrar. Se mordido, fica com marcas dos dentes. O brilho não é muito intenso, ao contrário do que muitos pensam.

Está muito disseminado na crosta terrestre, geralmente associado ao quartzo ou à pirita. Estima-se haver quase nove milhões de toneladas de ouro dissolvido na água do mar. O ouro é usado principalmente em moedas; em segundo lugar, em joias e decoração. É útil também em odontologia (hoje muito pouco usado), instrumentos científicos, fotografia e indústria eletrônica. Para confecção de joias, usam-se ligas com 75% de ouro (o chamado ouro 18 quilates) ou, às vezes, com apenas 58,33% (ouro 14 quilates). É empregado também em fotografia, na forma de ácido cloro-áurico (HAuCl4), e na indústria química, em ligas com cobre, prata, níquel e outros metais.

O preço do ouro varia constantemente, já que é muito usado como investimento. Em 02 de agosto de 2021, a onça-troy (31,103 gramas) vale R$ 9,384.58.

02 - PRATA
A prata é o elemento de número atômico 47 e massa atômica 107,87. É um metal do grupo 1B, como o ouro e o cobre. A prata cristaliza no sistema cúbico (como o ouro) e seus cristais podem ser cubos, dodecaedros ou octaedros. Entretanto, eles são raros e o mineral é geralmente acicular, fibroso, dendrítico ou irregular. Prata de hábito filiforme. Tem cor cinza (prateada), inclusive quando em pó. Não tem clivagem. Sua dureza é baixa (2,5 a 3,0); e a densidade, alta (10,50), mas muito inferior à do ouro. Ocorre em filões. Possui intenso brilho metálico, o qual enfraquece se o ar contiver enxofre, o que geralmente ocorre nas cidades.

A prata é um metal muito dúctil e maleável. Duas peças de prata podem ser soldadas a marteladas, desde que aquecidas a 600ºC. Seu ponto de fusão é 960 °C. É o metal que melhor conduz o calor e a eletricidade. Tem propriedades semelhantes às do Cu e do Au. A prata forma 129 minerais, sendo extraída de muitos deles, como pirargirita, argentita, acantita, cerargirita, galena argentífera, stromeyerita, tetraedrita, pearceíta, proustita, stephanita, tennantita, polibasita, silvanita e prata nativa. Pode ser obtida também como subproduto na metalurgia do zinco, do ouro, do níquel e do cobre. Ela está muitíssimo menos disseminada que o ouro na natureza.

Usa-se prata em: moedas, espelhos, talheres, joalheria, odontologia (como amálgama), soldas, explosivos (fulminato), chuvas artificiais (iodeto), óptica (cloreto), fotografia (nitrato), germicida, objetos ornamentais e ligas com cobre. Para joias e objetos ornamentais, usam-se ligas com 10% de cobre (prata 90 ou prata 900) ou, mais frequentemente, com 95% de prata (prata 950).

03 - DIAMANTE
O diamante é constituído por carbono puro (C), assim como o mineral grafita, entretanto a organização dos átomos em suas redes cristalinas é distinta, sendo que o diamante se cristaliza no sistema cúbico (ou isométrico), enquanto a grafita apresenta cristalização no sistema hexagonal. Existe ainda uma outra forma natural de carbono puro, designada lonsdaleíta, que é encontrada apenas em meteoritos, e por isso (erroneamente) é chamada de “diamante” interestelar. As principais formas apresentadas pelos cristais são octaedros, cubos e rombododecaedros, embora transições entre estas também sejam verificadas.

Esse mineral possui densidade que varia entre 3,51 e 3,55 g/cm3 e tem dureza 10 na escala de Mohs, a maior dureza que se conhece para um mineral. Seu brilho é chamado de adamantino, com forte dispersão da luz em seu interior, e suas cores naturais variam do incolor ao amarelo, azul, verde, rosa e âmbar. As variedades que ocorrem como agregados cristalinos, denominadas carbonados e borts, são os diamantes de cores preta a preta-acinzentada, opacas, e são mais frágeis que os cristalinos, sendo somente utilizados industrialmente como material abrasivo.

Aplicabilidade: os diamantes são mais conhecidos como pedras preciosas e é usado na indústria. Por serem tão duros, eles são usados em brocas, coroas, discos e em outras ferramentas utilizadas para cortar materiais sólidos e resistentes.

04 - COBRE
Elemento de número atômico 29, massa atômica 63,546 u.
O cobre é um metal, encontra-se no estado sólido em condições normais de temperatura e pressão, possui brilho metálico e coloração avermelhada ou de cor castanha, isso devido a impurezas e óxidos. É um metal dúctil e maleável, reciclável, e que oxida quando em contato com água e/ou oxigênio. No entanto, é resistente à corrosão e a altas temperaturas, é também um bom condutor de eletricidade e calor.
Símbolo: Cu
Ponto de fusão: 1357,77 K
Ponto de ebulição: 2835 K
Eletronegatividade: 1,9 (Pauling)
Configuração eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1 3d10

Aplicabilidade: Aplicável na construção civil, na fabricação de objetos e ferramentas, e em tubos e fios condutores de energia.

05 - FERRO
Metal de transição, de coloração branca prateada, maleável e com propriedades magnéticas, o ferro possui dois estados de oxidação +2 e +3. O ferro é o quarto elemento mais abundante da terra, perdendo apenas para o oxigênio (O), silício (Si) e alumínio (Al). O núcleo terrestre é constituído principalmente por níquel (Ni) e ferro (Fe).
Símbolo: Fe.
Massa atômica: 55,845(2) u.
Número atômico: 26.
Eletronegatividade: 1,83 (Pauling).
Configuração eletrônica: 1s², 2s², 2p6, 3s², 3p6, 4s², 3d6.
Série química: metal de transição.
Ponto de fusão: 1537,85 °C.
Ponto de ebulição: 2860,85 °C.

Aplicabilidade: O ferro possui propriedades como: bom condutor de calor e eletricidade, atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras utilidades.

Alex Carlos Tomaz SIlva
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty O sistema das três idades

Mensagem por RL5037JOSE Seg 2 Ago 2021 - 20:20

mineralogia constitui a ciência que estuda os minerais. Então se entendermos a importância dos minerais, consequentemente iremos compreender a importância da mineralogia em nosso cotidiano.
Os minerais estão presentes ao nosso redor constantemente. É muito improvável que não haja nenhum equipamento ou material ao seu redor nesse momento que não esteja diretamente ligado a indústria de processamento mineral, isto é, a extração, a seleção e tratamento dos bens Contudo, não só vemos a importância dos bens minerais para as sociedades atuais como também para as civilizações antigas.
O uso dos sílex, por exemplo, era fundamental para a caça durante a idade da pedra. O mesmo ocorria com a Hematita utilizada na extração de pigmentos vermelhos para a confecção de pinturas rupestres.
A importância história dos minerais é demonstrada também na nomeação de grandes períodos históricos da humanidade. O sistema das três idades, que divide a "pré-história" em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro, e estes nomes são usados justamente para ilustrar o principal tipo de material usado nesse períodos, e todos esses podem ser extraídos de minerais.Muitas pessoas confundem o termo minério com mineral. O primeiro se refere a um termo econômico, ou seja, nem todo minério é necessariamente um mineral. Mas todo mineral pode vir a ser um minério, contanto que sua exploração seja economicamente viável, caso contrário, ele será denominado "minério de ganga".

RL5037JOSE
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty importância e o conhecimento da mineralogia na identificação de depósitos minerais

Mensagem por JOSAFA SILVA BATISTA Seg 2 Ago 2021 - 20:57

O ramo da geologia é dedicado ao estudo da composição química, propriedades físicas, estrutura, aparência, estabilidade, ocorrência e associações dos minerais.
A mineralogia estuda os minerais, suas propriedades químicas e físicas, usos e modo de ocorrência, uma arte de distinguir os minerais.
Ela constitui uma excelente ferramenta para o conhecimento e a avaliação da génese do solo, do seu comportamento físico e químico, além de ser um indicativo da reserva potencial mineral de nutrientes para as plantas.
Os minerais do solo pertencem a dois grandes grupos minerais primários e minerais secundários
A mineralogia é muito importante na vida dos seres humanos desde os primórdios da humanidade o homem serviu-se de minérios para as mais diversas atividades em paralelo, é inegável que os produtos obtidos por meio da atividade mineral proporcionam qualidade de vida e conforto e são essenciais para o homem moderno.
É importante os recursos minerais porque são a partir deles que construímos casas, fabricação de celulares, de carros etc. Os minerais encontrados nas rochas tem um valor econômico para a humanidade.
Os minerais se formam por cristalização, a partir de líquidos magmáticos ou soluções termais, pela recristalização em estado sólido e ainda, como produto de reações químicas entre sólidos e líquidos.
Elementos nativos como:
Enxofre e suas caracteristicas: Bordas de crateras de vulcões ativos ou extintos, quando há deposição de
gases derivados das fumarolas também é formado a partir da redução sulfatos, pela ação
das bactérias formadoras de enxofre.
A grafita e suas ocorrência: Em rochas metamórficas, como calcários recristalizados, xistos, gnaisses e
filitos, pode ser encontrada em grandes placas cristalinas nas rochas ou disseminada em
pequenas escamas, em quantidade suficiente para formar uma proporção considerável da
rocha. Ocorre também em veios hidrotermais em associação com quartzo, biotita,
turmalina, apatita, pirita, ortoclásio e usado na refração de cadinhos refratários para o aço, indústrias do latão e do bronze.
Misturada no óleo, é usada como lubrificante e misturada com argila fina, forma a “mina”
do lápis. Usada na indústria de baterias, pilhas, metalurgia e agricultura.
Arsenopirita: Ocorre com os minérios de estanho e de tungstênio nos depósitos
hidrotermais de alta temperatura, associados com minério de cobre, prata, galena,
esfarelita, pirita e calcopirita.
O uso Principal fonte de arsênio pode constituir mineral minério também de Au, Pb e Ag.
O arsênio é usado principalmente na forma de arsênio branco ou óxido arsenioso, em
medicamentos, inseticidas, preservativos, pigmentos e vidro.
Sulfetos de arsênio são utilizados em tintas e fogos de artifício.
A calcopirita é encontrada em veios hidrotermais, depósitos de substituição, diques pegmatíticos,
depósitos metamórficos de contato e disseminada nas rochas xistosas. Ocorre associada
a pirita, pirrotita, esfarelita galena é importante minério de cobre.
Barita:: Ocorre como um mineral de ganga em veios hidrotermais, também em veios
de calcário, fósseis ou na forma de massas residuais em argilas, cobrindo calcários.
associada com minérios de prata chumbo, cobre, cobalto, manganês e antimônio.
É bastante utilizada em furos de sonda para óleo e gás na lama de sondagem que
apoia as hastes da composição e para evitar a fuga de gás.

JOSAFA SILVA BATISTA
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA

Mensagem por Elisangelo X. da Silva Seg 2 Ago 2021 - 20:58

Baseado nos estudos é sabido que a Mineralogia  é  um  ramo  da  geologia  que  se  dedica  ao  estudo  dos  minerais, sua presença  no dia a dia é tão marcante que cada um de nós. Os minerais estão nas rochas das montanhas, nas areias das praias e nos solos  dos  nossos  jardins  e  lavouras.  É  deles  que  dependemos  para  a  manufatura  de  um número  enorme  de  bens  utilizados  para  o  conforto  da  vida  moderna  e  para  nosso desenvolvimento  tecnológico.  Embora  a  mineralogia  como  ciência  seja  relativamente recente, a prática das artes mineralógicas é tão antiga quanto à civilização humana. Desde a  Pré-história, o  homem  já  conhecia,  transformava  e  utilizava  alguns  minerais ,algumas épocas  foram  marcadas  ou  denominadas  conforme  a  substância  mineral predominantemente utilizada, por exemplo: a idade da pedra, a idade do cobre, a idade do bronze, a idade do ferro, o ciclo do ouro, etc. Porém, somente no século XVI foi iniciado o estudo  da  mineralogia  sob  o  ponto  de  vista  científico,  com  a  publicação  do  primeiro manual  de  mineralogia  pelo  alemão  Geórgio  Agrícola,  considerado  como  o  “Pai  da Mineralogia". Há cerca  de 5.000 anos  atrás, o homem  já conhecia  a mineração  e a  fundição de alguns  metais  e,  a  comercialização  de  metais  nobres  e  pedras  preciosas.  Desta  maneira, podemos  dizer  que  os  minerais  e  seus  produtos  sempre  exerceram  um  papel  muito importante na evolução da civilização humana, desde o sílex utilizado na idade da pedra até os minerais radioativos usados para obtenção de energia e minerais de silício na fabricação de chips de computadores e fibras óticas. A Mineralogia é uma ciência de  grande  importância para a sociedade em função desta  dependência  do  homem  aos  recursos minerais da Terra.
Sendo assim, os depósitos minerais são os corpos rochosos formado por processos de transformações geológicas ao longo de centenas de milhões de anos, como citado logo acima.

O cobre é conhecido pela humanidade desde o período neolítico, quando era usado para produção de instrumentos de trabalho, armas e utensílios. Suas principais características são: Metal de coloração laranja-avermelhada;;Sólido em temperatura ambiente; Densidade de 8,94 g/cm3 ;Ponto de fusão: 1084,62 °C; Ponto de ebulição: 2562 °C; Facilmente maleável; Possibilidade de ser reaproveitado; Dúctil; Ótimo condutor de calor e eletricidade; Isótopos estáveis na natureza: Cu-63 e Cu-65.
Fios e cabos de cobre são capazes também de reduzir as perdas de energia e contribuir para a baixa de emissão de CO2.

O bronze é uma liga metálica que apresenta em sua composição básica os elementos cobre e estanho.
s principais características e propriedades do bronze são: Coloração dourada; Maleável; Bom condutor de calor e eletricidade; Alto ponto de fusão (900º C e 1000º); Derrete com facilidade; Grande resistência mecânica; Resistente à corrosão; Ductilidade.
Utilizado para a produção de estátuas.

O ferro é um metal muito versátil e de vasta aplicação industrial, devido às suas propriedades, como resistência, tenacidade e dureza. suas características  
Metal de transição, de coloração branca prateada, maleável e com propriedades magnéticas, o ferro possui dois estados de oxidação +2 e +3. O ferro é o quarto elemento mais abundante da terra, perdendo apenas para o oxigênio (O), silício (Si) e alumínio (Al). O núcleo terrestre é constituído principalmente por níquel (Ni) e ferro.
produção de chaves.

O ouro foi um dos primeiros metais utilizados pela humanidade. Não se sabe ao certo quem descobriu o elemento químico, já que sua utilização esteve presente em construções de diversos povos, como os egípcios. Já na Antiguidade, o ouro era um dos metais mais desejados, principalmente por ser matéria-prima de joias, e moedas,  suas principais características são: Dentre os metais, o Au é o mais nobre;
Em condições terrestres o metal é inerte; Não é abundante na natureza; Para que seja oxidado, é necessária uma mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico concentrados, por exemplo, em água régia; O ponto de fusão do Au é 1064 oC; O ponto de ebulição é 2856 oC; Dentre os metais nobres, o Au é o mais maleável; Conduz bem eletricidade e calor;
Produção de joias .

O zinco é um metal, às vezes classificado como metal de transição ainda que estritamente não seja, apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio além dos metais do seu grupo apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio além dos metais do seu grupo. Este elemento é pouco abundante na crosta terrestre, porém pode ser obtido com facilidade. o metal é de coloração branca azulada que arde no ar com chama verde-azulada. O ar seco não o ataca, porém, na presença de umidade, forma uma capa superficial de óxido ou carbonato básico que isola o metal e o protege da corrosão.
Praticamente o único estado de oxidação que apresenta é 2+. Reage com ácidos não oxidantes passando para o estado de oxidação 2+ e liberando hidrogênio, e pode dissolver-se em bases e ácido acético.

Produção de tinta.

Elisangelo X. da Silva
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA

Mensagem por Ewerton Alves Oliveira Seg 2 Ago 2021 - 21:07

A mineralogia é uma área da Geologia que estuda  os minerais através da composição, estrutura, propriedades, os tipos de ocorrência e suas associações.
é de extrema importância o seu estudo para  identificação de depósitos minerais, pois a partir da mineralogia, é desenvolvido programas exploratórios para  identificação do ambiente e realização do mapeamento geológico.


Cobre: Fratura: irregular - Dureza: 2,5 a 3,0 -  Peso específico: 8,0 a 9,0 -  Brilho: metálico -  Maleável, dúctil e séctil -  Cor: vermelho do cobre em superfície fresca. Normalmente escuro com brilho fosco devido à oxidação. -  Opaco
Aplicação na sociedade: Atualmente, grande parte do metal é destinado a produção de fios elétricos, telefones, iluminação e cabos de telecomunicação. O cobre também é usado na fabricação de panelas, pois é um excelente material condutor de calor

Ouro: Fratura: irregular -  Maleável, dúctil e séctil -  Dureza: baixa (2,5 a 3,0) -  Peso específico: 19,3 (Au puro). Diminui com a presença de prata, cobre, etc em solução sólida. -  Brilho: metálico -  Cor e traço: Amarelo-ouro. Tons variam em função da pureza (mais esbranquiçado com a
presença de prata, mais alaranjado ou avermelhado em ligas com Cu). -  Opaco
Aplicação na sociedade:  O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países.

Diamante: Clivagem {111} perfeita -  Dureza: 10 -  Peso específico: 3,51 -  Brilho: adamantino. Cristais não cortados tem uma aparência graxosa. Alto índice de refração (n=2,42), brilho forte. -  Cor: amarelo pálido, incolor, tons pálidos de vermelho, laranja, verde, azul e marrom. Tons mais
escuros são raros. Carbonado é preto ou preto acinzentado (não tem clivagem, é opaco e menos brilhante que os cristais).
Aplicação na Sociedade: diamante despertou o interesse no uso industrial do mineral que atualmente já vem sendo aplicado a diferentes finalidades, tais como tratamento de água, microeletrônica, próteses ósseas, telas de LCD, ferramentas de corte e perfuração, células solares, dentre outras.


Ferro: Clivagem {001} pobre -  Fratura: irregular -  Dureza: 4,5 -  Peso específico: 7,3 a 7,9 -  Brilho: metálico -  Maleável -  Cor: cinza aço a preto -  Opaco -  Fortemente magnético.
Aplicação na Sociedade: atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras


Grafita: Clivagem {0001} perfeita -  Dureza: 1,0 a 2,0 -  Peso específico: 2,23 -  Brilho: metálico -  Cor e traço: preto -  Sensação graxosa -  Flexível, mas não elástico (foliável)
Aplicação na Sociedade: O principal uso da grafita é na tradicional indústria de refratários, em tijolos de alta temperatura e revestimentos utilizados na produção de metal, cerâmica, petroquímica e indústrias de cimento.

Ewerton Alves Oliveira
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty Importância da mineralogia

Mensagem por ALEXANDRO BONIFACIO DOS S Seg 2 Ago 2021 - 21:25

A mineralogia é a ciência que estuda os minerais existentes no no ecossistema. Através das descobertas feitas por esses estudos que a humanidade conseguiu entender a importância dos minerais e como utilizá-los de diversas formas. Pois através da composição química de cada minério ou na transformação ou na própria matéria prima do minério conseguimos produzir várias coisas que hoje são essenciais em nossas vidas.
TIPOS DE MINÉRIOS.
BAUXITA-A bauxita é composta por uma mistura de óxidos hidratados de alumínio em várias proporções. Que aparecem comumente como grãos concrecionais arredondados, sendo também maciça, terrosa e semelhante a material argiloso.
HEMATITA- (Fe2O3) é um mineral da classe dos óxidos, pertencente ao grupo de nome homônimo, e apresenta estrutura hexagonal. É o principal constituinte do minério de ferro, possui brilho metálico, e coloração vermelha a marrom-avermelhada. Ainda, seu característico traço vermelho, a diferencia de outros minerais
MAGNETICA- (Fe3O4) também faz parte da classe dos óxidos, enquadrada no grupo do espinélio, apresenta estrutura cristalina isométrica. Seu brilho é metálico e é caracterizada principalmente por seu forte magnetismo. Sua cor preta e sua dureza (6), também são características diagnósticas. Comumente aparece na forma de octaedros.
GOETHITA- (αFeO(OH)) enquadra-se na classe dos hidróxidos, apresentando estrutura cristalina ortorrômbica. Ocorre comumente sob a forma de um agregado cristalino fibroso. Sua coloração pode pode ocorrer em vários tons de castanho, laranja, amarelo e vermelho. Porém seu traço é um característico castanho–amarelado. É opaca e tem brilho adamantino.
PIROLUSITA- (MnO2) enquadra-se na classe dos óxidos, e possui sistema cristalino tetragonal. Raramente tem cristais bem desenvolvidos, apresentando formato granular ou maciço como os mais comuns. Caso ocorram cristais bem desenvolvidos aparecem no formato fibrorradiado ou colunar. É caracterizada e diferenciada dos outro minerais de manganês pelo seu risco preto e por sua baixa dureza.
Conclusão: sem a mineralogia seria muito difícil exercermos várias coisas que hoje para nois são essenciais.

ALEXANDRO BONIFACIO DOS S
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty MINERALOGIA

Mensagem por Thawan Alves Oliveira Seg 2 Ago 2021 - 21:56

A mineralogia tem sua devida importância na identificação de depósitos minerais, uma vez que é por meio dela que são feitos os estudos dos minerais e posterior classificação conforme a sua composição, estrutura, propriedades, tipos de ocorrência e suas associações. Com base nesses estudos a mineradora pode então decidir se é viável ou não a exploração desse depósito mineral.

Cobre -Propriedades físicas:
Fratura: irregular
Dureza: 2,5 a 3,0
Brilho: metálico
Maleável, dúctil e séctil
Cor: vermelho do cobre em superfície fresca. Normalmente escuro com brilho fosco devido à
oxidação.
Geralmente empregado na fabricação de fios de condução elétrica.


Ferro - Propriedades físicas:
Clivagem: pobre
Fratura: irregular
Dureza: 4,5
Brilho: metálico
Maleável
Cor: cinza aço a preto
Opaco
Fortemente magnético.
Empegado nas industrias como máteria prima de diversas coisas utilizadas no dia-a-dia como, ferramentas, veículos, eletrônicos entre outros.


Ouro - Propriedades físicas:
Fratura: irregular
Maleável, dúctil e séctil
Dureza: baixa (2,5 a 3,0)
Brilho: metálico
Cor e traço: Amarelo-ouro. Tons variam em função da pureza (mais esbranquiçado com a
presença de prata, mais alaranjado ou avermelhado em ligas com Cobre).
Opaco
Empregado no ramo de jóias, tem ganhado destaque também na industria de componentes eletrônicos, uma vez que ele tem boa condutividade elétrica.


Diamante - Propriedades físicas:
Clivagem {111} perfeita
Dureza: 10
Brilho: adamantino. Cristais não cortados tem uma aparência graxosa. Alto índice de refração, brilho forte.
Cor: amarelo pálido, incolor, tons pálidos de vermelho, laranja, verde, azul e marrom. Tons mais
escuros são raros. Carbonado é preto ou preto acinzentado (não tem clivagem, é opaco e menos brilhante
que os cristais).
Usado na industria de jóias.


Prata - Propriedades físicas:
Fratura: irregular
Dureza: baixa (2,5 a 3,0)
Brilho: metálico
Maleável, dúctil e séctil
Cor e traço: branco prata. A superfície é freqüentemente escurecida para marrom ou preto
acinzentado, por efeito de embaçamento.
Opaco
Comumente utilizado no ramo de jóias, tem seu uso também como componente do filme radiográfico.

Thawan Alves Oliveira
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty Importância do conhecimento na mineralogia

Mensagem por Amarildo dos santos lima Seg 2 Ago 2021 - 22:16

A mineralogia e muito importante  para chegar ao conhecimento de substâncias minerais  puramente utilitário, não constituindo uma verdadeira ciência, Embora os minerais sejam utilizados pelo homem desde a Antiguidade, somente
em tempos mais recentes é que a Mineralogia foi reconhecida como uma ciência Geológicas que se dedica ao estudo dos minerais, através das suas propriedades, constituição, estrutura, gênese e modos de ocorrência. Atualmente existem cerca de 4.714 espécies de minerais catalogados . Os depósitos minerais são gerados por processos geológicos resultantes das transformações que vêm acontecendo na crosta terrestre desde a era Pré-Cambriana, há mais de 4,5 bilhões de anos, quando se solidificaram as primeiras rochas do planeta, cada depósito mineral tem uma gênese única e, portanto, é único.  multiplicidade de jazidas minerais, impõe-se o agrupamento daqueles que pareçam semelhantes, de modo a definirem-se tipos ou categorias que sejam facilmente referenciados e identificados.                                                
                      O nível de conhecimento sobre a gênese dos jazimentos minerais é muito variável e está longe de ter atingido a profundidade indispensável para o estabelecimento de tal classificação. Assim, com o propósito de facilitar o trabalho de prospecção necessário ao detalhamento das reservas, os geólogos e engenheiros de minas tentam agrupar os depósitos minerais considerando suas várias características intrínsecas.                                                                                                                                                                                
                                                                                                                                                                                             
                        Exemplos de minerais:                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                                                                                           
                        ENXOFRE –                                                                                                                                                                                  
   1- Composição: Grupos de S8 unidos através de ligações covalentes no formato de anéis                                                                                              
ondulados                                                                                                                                                                                                    
Brilho: Resinoso
Clivagem: Ausente
Cor: Amarelo, amarelo-esverdeado
Fratura:Séctil, irregular, conchoidal
Transparência: Translúcido
Dureza: 1,5 a 2,5
Densidade relativa: 2,05 - 2,09
Hábito: Maciço
Tenacidade: Quebradiço
Traço: Amarelo
Propriedades diagnósticas: Cor amarela e a facilidade com que se queima; inflam-se                                                                                            
em uma chama de vela. Clivagem fraca e insolúvel na água e nos ácidos.
Ocorrência: Bordas de crateras de vulcões ativos ou extintos, quando há deposição de
gases derivados das fumarolas. Também é formado a partir da redução sulfatos, pela ação
das bactérias formadoras de enxofre.                                                                                                                                                                            
Aplicabilidade na sociedade : é como reagente na produção de ácido sulfúrico (H2SO4), um dos produtos mais utilizados pelas indústrias
no mundo. Além disso, possui aplicação na vulcanização de borrachas naturais e na produção de fertilizantes, papéis, pólvora, detergentes
etc.                                                                                                                                                                                        
                  GALENA                                                                                                                                                              
 2-Composição: 87,0% Pb, 13,0% S
Brilho: Metálico
Clivagem: Perfeita
Cor: Cinza-chumbo
Transparência: Opaco
Dureza: 2,5
Densidade relativa: 7,2 – 7,6
Hábito: Cúbico
Traço: Cinza-chumbo
Propriedades diagnósticas: Apresenta uma clivagem muito boa, alta densidade relativa,
dureza baixa, traço cinza e brilho metálico.
Ocorrência: É encontrada em veios hidrotermais, freqüentemente associada com
minerais de prata. Ocorre também em rochas vulcano-sedimentares, sedimentares e
metamórficas. Um outro tipo de depósito, que tem como exemplo o minério de zinco e
chumbo do Vale do Mississippi, é encontrado em veios preenchendo espaços abertos ou
corpos de substituição em rochas calcárias.
Uso: É praticamente a única fonte de chumbo e um minério importante de prata e  tubulações, em vidros e como pigmento de tintas.  
              APATITA - Ca5(PO4)3(F,OH,Cl)                                                                                                                              
   3-Composição: 41,8% P2O5, 55,0% CaO , 1,2% F, 2,3% Cl , 0,6% H2O
Brilho: Vítreo
Clivagem: Indistinta
Cor: Azul
Fratura: Conchoidal
Transparência: translúcido
Dureza: 5
Densidade relativa: 3,1 – 3,2
Hábito: Maciço
Tenacidade: Friável
Traço: Branco
Propriedades diagnósticas: Dureza, hábito, coloração e propriedades ópticas.
Ocorrência: Muito comum como mineral acessório em rochas ígneas, sedimentares,
metamórficas e em veios hidrotermais. Em rochas sedimentares, geralmente encontra-se
como clastos ou minerais secundários. Pode ser encontrada em pegmatitos e outros tipos
de veio, provavelmente de origem hidrotermal.
Uso: Fonte de fosfato para fertilizantes                                                                                                                                                                        
              BAUXITA                                                                                                                                                            
   4-Composição: 50 a 70 de Al2O3, 0 a 25% de Fe2O3; 12 a 40% de H2O, 2 a 30% de
SiO2além de TiO2, V2O3.
Brilho: Terroso
Clivagem: Ausente
Cor: Amarelo avermelhado
Fratura: Irregular
Transparência: Translúcida
Dureza: 1 a 3
Densidade relativa: 2,5 – 2,6
Hábito: granular, maciço, pulvurulento
Propriedades Diagnósticas: Caráter pisolítico, densidade, brilho, hábito e cor.
Ocorrência: Geralmente ocorre através do intemperismo e lixiviação de sílica em
condições climáticas tropicais e subtropicais.
Uso: Minério de alumínio, tintas, abrasivos, refratários aluminosos.                                                                                            
            CALCITA – CaCO3                                                                                                                                                
    5-Composição: 53,0% CaO , 44,0% CO2
Brilho: Vítreo a terroso
Clivagem: Perfeita
Cor: Branco ou incolor, cinza,
vermelho, amarelo
Fratura: Irregular
Transparência: Transparente a
translúcido
Dureza: 3
Densidade: 2,72
Hábito: Prismático, romboédrico
Tenacidade: Friável
Traço: Branco
Propriedades diagnósticas: Efervescência fácil em HCl diluído, a frio além de dureza,
cores claras, brilho vítreo e clivagem.
Ocorrência: Em rochas sedimentares, calcários e mármores, margas, arenitos calcários,
depósitos de caverna, carbonatitos e sienitos.
Uso: Corretor de pH de solo, cimento e cal para argamassa.

Amarildo dos santos lima
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty A importância da mineralogia

Mensagem por Daniel Pereira Ter 3 Ago 2021 - 5:22

A Mineralogia é ramo das Ciências Geológicas que se dedica ao estado dos minerais, através das suas propriedades, constituição, estrutura, gênese e modos de ocorrência. A Mineralogia preocupa-se não só com os minerais úteis, ou com importância econômica (minérios) mas com todas as substâncias mineralizadas, não só com as suas formas cristalinas mas, também com as suas propriedades físicas, químicas e estruturais.
Atualmente existem cerca de 4.714 espécies de minerais catalogadas pela International Mineralogical Association. Destes talvez 150 possam ser chamados “comuns”, outros 50 são “ocasionais”, e outros restantes são “raros” ou “extremamente raros”. Apesar de ser uma Ciência relativamente recente, quando comparada com a Astronomia, a Física ou a Matemática, a Mineralogia tem o papel muito importante para o desenvolvimento humano para orientar o trabalho de avaliação dos recursos minerais.

O Ouro
O ouro raramente se combina com outros elementos, sendo, por isso, encontrado na natureza geralmente no estado nativo. Cristaliza na forma de cubos e octaedros, mas é muito mas comuns encontrá-lo na forma de escamas, massas irregulares (pepitas) ou fios irregulares.
Brilho Metálico
Dureza baixa, entre (2,5 a 3,0)
Densidade muito alta (19,30)
Composição química Au
O preço em onça-troy, 2007 valia 647 dólares
A baixa dureza permite que ele seja facilmente riscado com um canivete ou mesmo com um pedaço de vidro. Devido à alta maleabilidade, quando martelado amassa em vez de quebrar. Se mordido, fica com marcas dos dentes. O brilho não é muito intenso, ao contrário do que muitos pensam.

A Prata
A prata cristaliza no sistema cúbico (como o ouro) e seus cristais podem ser cubos, dodecaedros ou octaedros. Entretanto, eles são raros e o mineral é geralmente acicular, fibroso, dendrítico ou irregular A prata é o elemento de número atômico 47 e massa atômica 107,87. É um metal do grupo 1B, como o ouro e o cobre.
Tem cor cinza (prateada)
Dureza baixa entre (2,5 a 3,0)
Quando em pó não tem clivagem
Densidade alta (10,50)
Possui intenso brilho metálico
A prata é um metal muito dúctil e maleável
Seu ponto de fusão é 960 °C
A prata forma 129 minerais, sendo extraída de muitos deles, como pirargirita, argentita, acantita, cerargirita, galena argentífera, stromeyerita, tetraedrita, pearceíta, proustita, stephanita, tennantita, polibasita, silvanita e prata nativa.
A maior pepita de prata conhecida foi encontrada em Sonora (México) e tinha 1.026 kg.

A Platina
A platina é um mineral do sistema cúbico, geralmente encontrada em grãos irregulares, raramente em octaedros ou cubos. A platina é o elemento químico de número atômico 78 e massa atômica 195,09. Pertence ao grupo 8B da tabela periódica, junto com o níquel e o paládio.
Tem cor cinza-aço
Traço cinza brilhante
Brilho metálico
Sem clivagem
É, às vezes, magnética
Tem dureza (4,0 a 4,5)
Densidade 21,40 (altíssima)
A platina é um metal maleável, dúctil, resistente à corrosão pelo ar
Seu ponto de fusão é 1.773,5 °C
A platina nativa ocorre na natureza geralmente misturada com ferro, irídio, paládio e níquel
Em 2007, a onça-troy de platina valia 1.273 dólares, quase o dobro do preço do ouro (647 dólares).

O paládio
É um mineral do sistema cúbico, que ocorre na forma de grãos (pepitas) às vezes com estrutura fibrorradiada, ele é inoxidável, dúctil e muito maleável. O paládio tem número atômico 46 e massa atômica 106,4. Pertence ao mesmo grupo da platina (8B).
De cor cinza
É séctil
Seu ponto de fusão é 1.500 °C
De brilho metálico
Tem dureza (4,5 a 5,0)
Densidade 11,40
O paládio é extraído dos minerais de platina
Em 2007, a onça-troy de paládio valia 365 dólares, pouco mais da metade do valor do ouro (647 dólares).


Daniel Pereira
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA - Página 2 Empty Re: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA MINERALOGIA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos