FÓRUM DE DESMONTE

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Admin Ter 30 Nov 2021 - 10:56

Os métodos tradicionais de lavra a céu aberto e subterrânea utilizam para fragmentação das rochas os explosivos como agente principal da detonação, necessitando de um plano de fogo que contemple perfuração, carregamento e deflagração do explosivo.

Cite e comente sobre os principais fatores que influenciam numa boa qualidade de desmonte. E, quais as consequências caso esses fatores não sejam obedecidos. (Comente separadamente sobre cada fator, no mínimo 5).

(Prestem atenção ao fórum, está dividido em três partes, citar, depois comentar e depois falar sobre as consequências de cada item citado).

Admin
Admin

Mensagens : 19
Data de inscrição : 03/03/2021

https://olimpostecnico.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de rocha pelo meu conhecimento

Mensagem por Edinei Queiroz dos santos Ter 30 Nov 2021 - 15:51

Plano de fogo.
Execução da perfuração.
Cálculo da quantidade de explosivo e acessórios.
Sequenciamento do desmonte.
Carregamento.

O plano de fogo ele e elaborado em cima dos estudos das rochas a serem perfuradas precisa ter todo um estudo para saber quantidade de furos a ser feitos forma de fazer e carregar pra assim obter o resultado.

A Execução da perfuração ela e feita por um proficional qualificado onde ele precisa seguir passo a passo o plano de fogo para obter um arrancada máxima da rocha o operador de perfuração precisa perfura os furos totalmente sem esquecer de nem um.

O cálculo da quantidade de explosivo e acessórios vem tbm do plano de fogo onde precisa saber quantidades de furo a ser carregados para saber o quanto irá usar de explosivos de acessórios emulsão ou anfo cada desmente e generalizado por sua quantidades de furo na mina subterrânea mesmo por exemplo em frentes são mas de 50 furos já em desmontes são entre 25 a 30 furos isso vai varia do plano de fogo e do que precisa obter de resultado.

O sequenciamento do desmonte e a ordem que precisa ser seguida pra perfurar e carregar para que obtenha um bom resultado.

O Carregamento sendo a parte chave do desmonte ele precisa de todos os itens citados a cima para conseguir uma eficiência do resultado onde entra cada detalhe sem contar que e a parte mas perigosa explosivo e um grande risco.

Consequências
Plano de fogo se o plano de fogo não for traçado corretamente pra perfurar e carregar o que e esperado não sai pois se você faz um estudo de uma rocha que vai precisar de 55 furos carregados com 5 alargados para gera face livre e faz um plano de fogo com a quantidade menos de furos vai acontecer que que a rocha vai pesar e a quantidade de furos e explosivos não vai ter resultados.

Execução da perfuração se não for feita com qualidade a rocha não deflagra o planejado o operador precisa fura os furos traçado pelo plano de fogo seguindo tamanho distância de um pro outro isso vem também desde a marcação de frente que e a base da perfuração onde o operador vai saber onde ele precisa fura pra que no carregamento saia como esperado se a perfuração pede que cada furo seja com 4 metros de perfuração um exemplo e ele fura alguns furos com 4 outros 3, 2 no final de tudo vai pistolar vai avançar pequena metragem umas partes vai sair por total outras ficará a metade e isso prejudica muito.

Sequenciamento do desmonte se ele não for obedecido pelo perfurador e pelo responsável pelo carregamento acaba que nem desmonta a rocha por motivo de que se tem a sequência que 4 linhas precisa ser carregadas da 1 a 4 isso um exemplo e vai e faz da 2 pra 3 pra 4 pra 1 ele não vai ter uma eficiência pois está sendo feito errado não vai seguir a saída de cada linha tem que ser tudo alinhado pra uma e saindo e a outra quebrando junto.

Carregamento essa e a parte fundamental se não for feito de forma correta passo a passo não dá certo desde a escovação onde limpa os furos pra não obstruir nem fica com falhas no preenchimento com o explosivo ocasionando falhas entre um e outro no carregamento dos furos pra que preencha completamente cada furo na ordem a utilizar os acessórios pra interligar um com o outro se não for tamponados direito acaba falhando a detonação se não ligar corretamente um ao outro na sequência correta pra explodir os furos certos ele acaba parando no meio ou saindo só metade causando uma perca grande de material de explosivos e ficando sem eficiência na quebra da rocha.

Edinei Queiroz dos santos
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty forum desmonte de rocha

Mensagem por Diego sales Queiroz Ter 30 Nov 2021 - 18:29

1 - Perfuração , seguir uma boa perfuração e essencial para o um bom desmonte . exemplo : perfurar a haste por completo , seguir o paralelismo dos furos , atentar a Marcão da frente , observar linha de grei de.

Caso não observado esses itens provável acontecer : perca de piso ,  pouco arranque da frente , perca de direcionamento da frente


2 - carregamento ,  e necessário a contagem de todos os furos perfurados antes do carregamento ,  soprar  todos os furos perfurados  para garantir uma boa qualidade , fazer o enchimento dos furos por total .
caso não observado esses itens provável acontecer : a frente ser pistolada , aumento do custo com perca de material ,  retrabalho.


3 - Marcação de frente - operador dever atentar-se a marcação da frente de serviço o que esta pedindo se a frente e acedente ou descendente . fazer com que  o equipamento fique
posicionado da forma correta , tamponado os furos do piso.

caso não observado esses itens pode acontecer:  espetar a frente  , perder o direcionamento da frente , caso não tampone os furos do piso blaste vai ter dificuldade para carregar .

4 -Plano de fogo , seguir criteriosamente o plano de fogo .
caso observado esse item : não ocorrerá o desmonte como foi planejado .

5 - paralelismos dos furos , e de  grande importância a distribuição dos furos para detonação se expandir da forma correta .
caso não observado esse itens pode acontecer : detonação concertada em um lada só .

Diego sales Queiroz
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por ALEX CARLOS TOMAZ SILVA Ter 30 Nov 2021 - 21:03

Para um bom resultado no desmonte de rochas é preciso seguir a risca os procedimentos desde a marcação até a detonação.

1- A marcação de frente deve seguir criteriosamente o projeto. Demarcando de forma bem visível a linha do grade e da direção, as medidas da frente, distanciamento dos furos, localização do pilão. No projeto da topografia, apresentará as coordenadas que o próximo fogo deverá seguir, o grade garantirá a angulação do próximo fogo, ou seja, se a frente será ascendente, descendente ou plana. Já a direção guiará da esquerda para direita, para onde deverá seguir.
A marcação dos leques é com apoio da topografia.
Os profissionais possuem grande responsabilidade, já que um erro surtirá problema nas etapas posteriores. Uma falha nesta etapa prejudicará as etapas seguintes, gerando retrabalho

2- A perfuração deve ser o mais precisa possível para que não se tenha retrabalho para corrigir e garanta o desenvolvimento da galeria. Para isso é imprescindível o treinamento e qualificação dos profissionais, além de equipamentos direcionados para esse tipo de atividade, geralmente são: Jumbos, DL, Rhino, Fandril, Rockdrill e outros. Todos os furos devem ser feitos seguindo o planejamento tanto de quantidade, diâmetro. Problemas na perfuração geram grandes problemas e custos, além de em alguns casos são irreversíveis (em casos de ficar pontes nós leques).

3- O plano de fogo é um documento desenvolvido pela engenharia de mina. Esse deverá com menor custo, aumentar a eficiência do desmonte, garantindo de forma responsável que não afete a estrutura. Além de muito importante é gerar o mínimo de choco possível. Nesse ponto, serão calculado a quantidade e a sequência dos explosivos.
Caso tenha algum problema nessa fase, pode ter a ineficiência do desmonte ou extrapolar a quantidade de explosivos e fragilizar a estrutura.

4- O carregamento é muito importante garantir que todos os furos tenham sido feitos, posteriormente, soprar para a limpeza e retirar a água do furo para que possa se seguir e preencher todos os furos com explosivos. Casos de falhas nessa etapa, vai render retrabalho já que pode ficar um batente ou um bloco preso.

5- As esperas calculadas garantirá a sequência da detonação. Saindo primeiro o pilão dando face livre para o restante do matéria e por último os explosivos do piso. Se o sequenciamento falhar pode apenas trincar as rochas mas não fragmentá-las o suficiente para a etapa de limpeza da frente.

ALEX CARLOS TOMAZ SILVA
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Carlos Santos de Carvalho Ter 30 Nov 2021 - 22:24

O processo de desmonte de rocha é complexo e envolve uma estrutura cautelosa que deve ter cada movimento calculado até sua a conclusão. Nele, é possível definir uma ação para desmonte de rochas que envolve explosivos, esquematizando a montagem, selecionando os acessórios necessários e acompanhando toda a etapa desse processo.

O plano de fogo serve, essencialmente, para reduzir impactos que muitas vezes são causados por negligência no sequenciamento da escavação. Trata-se de uma maneira eficiente e responsável de assegurar que o desmonte de rochas não deixe nenhuma sequela na estrutura do seu empreendimento. Entenda sobre a importância do plano de fogo a seguir!

No desmonte de rochas, a perfuração, por ser a primeira etapa a ser realizada, deve ser observada com mais rigor. O furo deve ter distribuições geométricas que só um especialista é capaz de traçar para que os explosivos possam se alojar adequadamente. Essa primeira etapa é muito importante, pois, caso o carregamento seja desqualificado, a temporização e a iniciação do projeto não serão corrigidos com facilidade.

Segurança que reduz riscos de acidentes

Ter um plano de fogo para o desmonte de rochas é essencial para a segurança de quaisquer empreendimento. Isso, pois, uma empresa especializada nesse tipo de serviço, como a Demolidora Solum utiliza ferramentas atuais, seguras e com o que há de melhor na tecnologia para proporcionar uma tomada de decisão mais assertiva. O plano de fogo elimina problemas que envolvem furos e redução de cargas em regiões críticas – o que evita ultralançamentos e não coloca pessoas e locais em situação de risco e desabamento.

Carlos Santos de Carvalho
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Cite os principais fatores que influênciam numa boa qualidade de desmonte

Mensagem por José Jailton Alves Ventur Qua 1 Dez 2021 - 9:18

O primeiro passo é a elaboração de um plano de fogo para definir o plano de perfuração,a qualidade e quantificação dos explosivos, que serão utilizados e os esquemas de ligação e iniciação entre furos para a detonação.

Plano de fogo-O plano de fogo serve, essencialmente, para reduzir impactos que muitas vezes são causados por negligência no sequenciamento da escavação. Trata-se de uma maneira eficiente e responsável de assegurar que o desmonte de rochas não deixe nenhuma sequela na estrutura do seu empreendimento.

Perfuração-A perfuração, por ser a primeira etapa a ser realizada, deve ser observada com mais rigor. O furo deve ter distribuições geométricas que só um especialista é capaz de traçar para que os explosivos possam se alojar adequadamente. Essa primeira etapa é muito importante, pois, caso o carregamento seja desqualificado, a temporização e a iniciação do projeto não serão corrigidos com facilidade.

Quantidade de explosivos e acessorios- Cada cálculo feito é muito preciso, pois o profissional responsável por coordenar o desmonte de rochas avalia de forma muito criteriosa a carga, a malha, a perfuração e a carga máxima de espera. Tudo para que o desmonte de rochas seja executado a uma relação de distanciamento segura.
O carregamento de furos com explosivos é a operação que envolve a colocação de todos os componentes especificados no plano de fogo, tais como,
iniciadores, carga principal de explosivos, sistema de iniciação e tampão.
Concomitantemente com esta operação, é necessário realizar a inspeção dos
furos executados na frente de serviço. A operação consiste em verificar possíveis
obstruções, presença de água e se a profundidade dos furos está de acordo com
o projeto. Furos com comprimento abaixo ou acima do projetado, devem ser
corrigidos. Furos curtos tendem a aumentar os custos do desmonte e gerar
problemas para perfuração em desmontes posteriores, provocar ultralançamento
os quais podem vir a ser causas de acidentes. Furos com comprimento acima do
projetado levam ao aumento no consumo de explosivos, elevação dos níveis de
vibração e conseqüentemente danos ao meio circundante. Espera-se
instabilização do maciço com o aumento dos custos de escoramento. Furos
obstruídos devem ser limpos e, na impossibilidade da limpeza total, não
carregados e executada uma nova perfuração com os ajustes necessários ao
plano de desmonte.

Uma configuração incorreta que seja pode acarretar danos irreversíveis à obra. cada etapa do plano que não tenha uma execução perfeita implicará no desmonte ,além do prejuízo financeiro.

José Jailton Alves Ventur
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty DESMONTE DE ROCHA

Mensagem por Domingos Meireles Rodrig Qua 1 Dez 2021 - 11:42


=Plano de fogo.
=Execução da perfuração.
=Cálculo da quantidade de explosivo e acessórios.
=Sequenciamento do desmonte.
=Carregamento.

PLANO DE FOGO

O plano de fogo ele e elaborado em cima dos estudos das rochas a serem perfuradas precisa ter todo um estudo para saber quantidade de furos a ser feitos forma de fazer e carregar pra assim obter o resultado.

PERFURAÇÃO

A Execução da perfuração ela e feita por um proficional qualificado onde ele precisa seguir passo a passo o plano de fogo para obter um arrancada máxima da rocha o operador de perfuração precisa perfura os furos totalmente sem esquecer de nem um.

CALCULO DE EXPLOSIVO

O cálculo da quantidade de explosivo e acessórios vem tbm do plano de fogo onde precisa saber quantidades de furo a ser carregados para saber o quanto irá usar de explosivos de acessórios emulsão ou anfo cada desmente e generalizado por sua quantidades de furo na mina subterrânea mesmo por exemplo em frentes são mas de 50 furos já em desmontes são entre 25 a 30 furos isso vai varia do plano de fogo e do que precisa obter de resultado.
SEQUÊNCIA

O sequenciamento do desmonte e a ordem que precisa ser seguida pra perfurar e carregar para que obtenha um bom resultado.

O Carregamento sendo a parte chave do desmonte ele precisa de todos os itens citados a cima para conseguir uma eficiência do resultado onde entra cada detalhe sem contar que e a parte mas perigosa explosivo e um grande risco.

Consequências
Plano de fogo se o plano de fogo não for traçado corretamente pra perfurar e carregar o que e esperado não sai pois se você faz um estudo de uma rocha que vai precisar de 55 furos carregados com 5 alargados para gera face livre e faz um plano de fogo com a quantidade menos de furos vai acontecer que que a rocha vai pesar e a quantidade de furos e explosivos não vai ter resultados.

EXERCURÇAO

Execução da perfuração se não for feita com qualidade a rocha não deflagra o planejado o operador precisa fura os furos traçado pelo plano de fogo seguindo tamanho distância de um pro outro isso vem também desde a marcação de frente que e a base da perfuração onde o operador vai saber onde ele precisa fura pra que no carregamento saia como esperado se a perfuração pede que cada furo seja com 4 metros de perfuração um exemplo e ele fura alguns furos com 4 outros 3, 2 no final de tudo vai pistolar vai avançar pequena metragem umas partes vai sair por total outras ficará a metade e isso prejudica muito.

Sequenciamento do desmonte se ele não for obedecido pelo perfurador e pelo responsável pelo carregamento acaba que nem desmonta a rocha por motivo de que se tem a sequência que 4 linhas precisa ser carregadas da 1 a 4 isso um exemplo e vai e faz da 2 pra 3 pra 4 pra 1 ele não vai ter uma eficiência pois está sendo feito errado não vai seguir a saída de cada linha tem que ser tudo alinhado pra uma e saindo e a outra quebrando junto.

Carregamento essa e a parte fundamental se não for feito de forma correta passo a passo não dá certo desde a escovação onde limpa os furos pra não obstruir nem fica com falhas no preenchimento com o explosivo ocasionando falhas entre um e outro no carregamento dos furos pra que preencha completamente cada furo na ordem a utilizar os acessórios pra interligar um com o outro se não for tamponados direito acaba falhando a detonação se não ligar corretamente um ao outro na sequência correta pra explodir os furos certos ele acaba parando no meio ou saindo só metade causando uma perca grande de material de explosivos e ficando sem eficiência na quebra da rocha.

Domingos Meireles Rodrig
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty PLANO DE FOGO

Mensagem por Rodrigo Queiroz Qua 1 Dez 2021 - 12:57

*PLANO DE FOGO
*EXECUÇÃO DA PERFURAÇÃO
*CÁLCULO DOS UTENSÍLIOS PARA UTILIZAÇÃO.
*CARREGAMENTO
*CONSEQUÊNCIAS
*SEQUÊNCIA DAS Detonação
* CARREGAMENTO DOS EXPLOSIVOS

*o** *plano* *de* *fogo* : É um estudo realizado para fazer o estudo do maciço rochoso , para estuda-lo para saber a quantidade de furos, e até mesmo as utensílio que serão usado e seus gastos em ($) quantidade e total a ser gasto com os bits, luvas, hastes, emulsão entre outros.
*a* *execução* *da* *perfuração:** tem como obrigação ser feita por um profissional qualificado, capacitado, e por fim autorizado onde ele precisa seguir o procedimento do plano de fogo.
*o carregamento* : também tem um grande objetivo, carregamento não significa apenas carregar o caminhão de minério e subir para superfície, mas também tem como objetivo ter o carregamento de emulsão, explosivos e todo tipo de carga perigosa.
*consequências:*
plano de fogo praticamente é o arranque para fazer uma mineradora desenvolver trabalho tendo ganhos positivos, seria uma grande consequências ter todo trabalho, gasto de equipamentos mao de obra e etc.. e por fim acabar acontecendo acidentes pois se o plano de fogo não for corretamente resolvido as estruturas não ficaram totalmente seguram, nesse caso o acidente será muito fácil de acontecer.
*execução da perfuração* : no desmonte de rochas tudo tem que sair conforme planejado, tem que perfura com perfeição senão ira mexer com qualidade a rocha, direção e altura dos furos tbm tem que consulta o plano de fogo de início *.
*Sequência* *das* *detonação* :* o colaborador que era fazer as instalações dos explosivos, terá que consulta o operador da perfuratriz, para saber qual é a sequência dos furos, por se caso houver explosões fora da sequência poderá n acontecer o desmonte dos materiais de forma correta.
*carregamento :* de início o carregamento é o muito importante, pois a detonação é a parte fundamental se não for feito de forma correta era ter perca de produção por motivo que terá de ir limpa os furos pra acontecer o preenchimento novamente,se não instalar corretamente um ao outro na sequência correta para explodir os furos na sequência correta,acaba causando uma perca grande de material de explosivos por motivo que a detonação não irá ser totalmente explodida mas sim só a metade gerando grandes prejuízos, e se caso acontecer de explodir só a metade o únicio das detonações ficaram sem eficiência dificultando que a rocha seja danificada.

Rodrigo Queiroz
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Principais fatores que influenciam numa boa qualidade de desmonte

Mensagem por WESCLEY DOS SANTOS SILVA Qua 1 Dez 2021 - 17:25

- Perfuração
- Quantidade dos explosivos
- Carregamento
- Plano de fogo
- Marcação de frente

A perfuração que tem como objetivo abrir furos dentro dos maciços, para distribuir as cargas de explosivos e acessórios.
O plano de fogo, serve para determinar a quantidade de carga explosiva, explosivos e acessórios que serão usados, além do projeto de ligação e iniciação dos furos.
A quantidade dos explosivos a serem utilizados, também é um fator determinante para que o desmonte ocorra de forma eficaz e segura, esse planejamento é realizado pelo responsável do desmonte, de forma bem criteriosa, caso a quantidade não seja suficiente, o desmonte não alcançará o objetivo desejado.
No carregamento é onde acontece o preenchimento dos furos, com todos os componentes necessários como iniciadores da carga principal de explosivos, sistema de iniciação e o seguimento do tampão.
A marcação de frente tem que ser bem elaborada, pois é nela que é demarcado o distanciamento entre os furos, a localização do pilão, a marcação da linha de grade, entre outros.
Assim, esses fatores são de extrema importância, pois caso não siga os mesmos de forma criteriosa, o desmonte não será executado como planejado, resultando em perca de face livre, pontes, elevação dos custos para recuperação da lavra, entre outros.

WESCLEY DOS SANTOS SILVA
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty DESMONTE DE ROCHAS

Mensagem por Vagner silva de Souza Qua 1 Dez 2021 - 18:29

* PLANO DE FOGO-Dentre  elas, a inicial é o desmonte, processo  que  que demanda a utilização de diferentes explosivos para a fragmentação  da rocha. Para que esta etapa  seja realizada  de forma eficiente e segura, o primeiro passo é a elaboração de um plano de fogo.
*PERFURAÇÃO-O blaster,  profissional responsável pelo desmonte, avalia  critérios como razão de carga, malha de perfuração carga máxima  por espera, comprimento e material  do tampão, qualidade da perfuração.
A partir dos dados colhidos antecipadamente no campo, como características da rocha e altura da bancada, o plano de fogo é composto pelas seguintes etapas; definição dos parâmetros do desmonte; marcação e nivelamento dos furos; execução da perfuração; conferencia da profundidade dos furos; cálculo das quantidades de explosivos  e acessórios necessários; definição da temporização e do sequenciamento do desmonte; execução do mesmo que envolve as etapas de escova, carregamento dos furos, tamponamento e amarração; e por fim analise do resultado.
Explosivos são substancias ou mistura de substancias químicas em qualquer estado físico, que tem a propriedade de ao ser iniciado por um agente externo, sofrer reações químicas  violentas e rápidas, transformando-se total ou parcialmente em gases, que resultam na liberação de grandes  quantidades de energia em reduzido espaço de tempo. Por esse motivo o manuseio e utilização deste tipo de material só deve ser feita por pessoal devidamente treinado.

Vagner silva de Souza
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty FÓRUM DESMONTE DE ROCHA

Mensagem por Igor Thiago F. da Silva Qua 1 Dez 2021 - 19:09

Ciclo do Desmonte de Rochas:

Existem as práticas mais comuns da mineração sendo elas divididas em 9 etapas.
Primeiramente se certificar se os furos a serem preenchidos já deveram está conferidos
na sua profundidade e limpos .
- Pegar o Plano de Fogo que é o documento que contém todas as informações relativas ao
carregamento do fogo com explosivos;
- Transporte interno de explosivos do paiol até o local do desmonte;
- Isolamento da área no local do Desmonte, só poderão adentrar essa área pessoas autorizadas
ou seja altamente treinadas;
- Conferencia dos explosivos e acessórios antes do carregamento, junto ao plano de fogo;
- Uma vez que foram conferidos, inicia-se o carregamento;
- Logo após o preenchimento coloca se o tampão ( parte superior do furo que não é carregado para confinar
o explosivo);
- Ligação dos furos com cordéis ( Geralmente NP 05 ) mediante planejado no Plano de Fogo;
- Limpeza da área como embalagens, pedaços de cordéis e etc..
- Retirada dos equipamentos ( Caminhão de Bombear, Vl's de apoio e etc );
- Isolamento da área carregada, comunicação com os demais envolvidos direta e indiretamente
sobre a suposta detonação, lembrando que existe todo um processo de comunicação com sala de controle,
(mina subterrânea) verificação dos crachás de acesso para o subsolo.
- Uma vez que houve a detonação existe uma 'Análise do Desmonte, Liberação do Cerco de Área', feita pela equipe
responsável pelo desmonte para verificar se houve algum 'fogo falhado' ou se saiu tudo dentro do planejado.
Tenho orgulho em fazer parte desse setor de desmonte na Lavra e no Desenvolvimento, tudo com muita cautela e
responsabilidade !!


Igor Thiago F. da Silva
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de rochas

Mensagem por Vandelmo dos santos Qua 1 Dez 2021 - 19:36

*DETONAÇÃO*
*PLANO DE FOGO*
*CARREGAMENTO*
*DEFLAGRAÇÃO*
*CÁLCULO DE EXPLOSIVOS/ACESSÓRIOS*

DETONAÇÃO= A detonação é a parte essencial das atividades de mineração e construção civil, é necessário em atividades como corte de estradas, túneis,galerias, tubulação e etc.
CONSEQUÊNCIAS= se traçado um plano errado com os explosivos gera consequências graves podendo haver desabamento com vítimas fatais.
PLANO DE FOGO= O plano de fogo deve se incluir as etapas de perfuração, cálculo das quantidades de explosivos que serão utilizados na execução  do desmonte.para que está etapa seja realizada de forma eficiente e segura ,o primeiro passo  é a elaboração de um plano de fogo para definir o plano de perfuração,a qualificação e qualificação dos explosivos,que serão utilizados e os esquemas de ligação e iniciação entre os furos para a detonação.
CONSEQUÊNCIAS= É aumentar o riscos de acidentes, produzindo graves impactos causados por negligência no sequenciamento da escavação,havendo sequelas na estrutura do seu empreendimento,causando problemas que envolve furos,cargas,pessoas e até mesmo regiões e locais em situações de risco e desabamento.
PERFURAÇÃO= Ao receber o plano de perfuração do desmonte,o blaster profissional responsável pelo desmonte,avalia critérios como razão de carga,malha de perfuração,carga máxima por espera, comprimento e material do tampão.dentro do campo do desmonte a perfuração é a primeira operação a ser realizada e tem como finalidade abrir furos com uma distribuição e geometria adequada dentro dos maciço de rochas para alojar as cargas de explosivos e acessórios iniciadores.
CONSEQUÊNCIAS= Caso seja de má qualidade,o carregamento,a temporização e a iniciação dificilmente irão corrigir.estes erros uma vez configurados de forma incorreta aparecerão impactos na pilha e na bancada detonada ,podendo até mesmo está ligada a situações de segurança.
CARREGAMENTO= Deve ser realizado por veículo dotado de proteção que impeça o contato de partes metálicas com explosivos e acessórios.Deve ser feito com o veículo desligado e travado e os trabalhadores envolvido no transporte e acessórios devem receber treinamento específico para realizar a atividade.
CONSEQUÊNCIAS= Não sendo feito de forma correta não dá certo desde a escavação onde limpa os furos para não obstruir nem ficar com falhas no preenchimento com o explosivos ocasionando falha entre um e outro no carregamento.
CÁLCULO DE EXPLOSIVOS/ACESSÓRIOS= Vem tem do planos de fogo onde precisa saber quantidades do furo a ser carregados para saber o quanto irá usar de explosivos de acessórios, emulsão ou quanto cada desmonte é generalizado por sua quantidade de furo  na mina subterrânea,isso varia do plano de fogo e só que precisa obter de resultados.
CONSEQUÊNCIAS= Perdas de explosivos e acessórios, podendo também ocasionará a falta deles no momento da atividade a realizar pelos profissionais adequados.
DEFLAGRAÇÃO DE EXPLOSIVOS=  Um  clarão rápido sem estrondo resultante quando uma pequena quantidade de pólvora dispersa é inflamada,a deflagracao ou seja a queima radialmente para fora requer combustível para se espalhar,ela se propaga a uma velocidade subsônica e não gera onda de choque ou grandes variações de pressão.
CONSEQUÊNCIAS= No epicentro da deflagracao as pessoas que ali estão são mortalmentes feridos, é provável que haja capacidade técnica de resgate e remoção de vida,uma proporção alta entre as vítimas e o atendimento médico necessário para todos sobreviventes.

Vandelmo dos santos
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Resumindo o desmonte de rochas

Mensagem por Leonardo Andrade Qua 1 Dez 2021 - 19:46

1- Perfuração. Dentro do campo do desmonte, a perfuração das rochas é a primeira operação a ser realizada e tem como finalidade abrir furos com uma distribuição e geometria adequada dentro dos maciços de rocha para alojar as cargas de explosivos e acessórios iniciadores. E sempre seguindo os procedimentos e planejamentos.

Consequências caso venha dar errado: Uma vez configurados de forma incorreta aparecerão impactos na pilha e na bancada detonada, podendo até mesmo estar ligada a situações de segurança. Podendo ficar a deriva no direcionamento da frente.

2-Plano de fogo. Serve para definir o plano de perfuração, a qualificação e a quantidade dos explosivos e acessórios , que serão utilizados, e os esquemas de ligação e iniciação entre os furos para a detonação.

Consequências caso venha dar errado: Todo planejamento do desmonte, serão cancelados , gerando custos e prujuizos para a empresa, e tempo. fora que pode gerar riscos na segurança de uma boa operação

3- Carregamento. É importante obsevar todos os furos ,para sua contagem, para fazer o enchimentos dos furos por completo. É importante fazer a limpeza e retirada da água dos furos.

Consequências caso venha dar errado: Pode gerar blocos de rochas presos, vai gerar tempo e custo perdido,para que possa refazer a execussão da atividade. e pode gerar perca de material.

4- Definição de Explosivos. O explosivo utiliza energia para arrancar o maciço rochoso que está adiante dele, no sentido da face livre ou de menor resistência. Sofrendo transformações químicas violentas e rápidas, transformando–se em gases, que resultam na liberação de grandes quantidades de energia em reduzido espaço de tempo.

Consequências caso venha dar errado: Caso seja feita de forma incorreta,como maior numero desejado de explosivos , pode gerar ultralançamentos indesejaveis, e perca de material.

5- Cálculo gerais. Cada cálculo feito é muito preciso, pois o profissional responsável por coordenar o desmonte de rochas avalia de forma muito criteriosa a carga, a malha, a perfuração e a carga máxima de espera. Tudo para que o desmonte de rochas seja executado a uma relação de distanciamento segura à comunidades vizinhas. Tem com eles,
cálculos de acessorios , de mão de obra, de equipamento, entre outros...

Consequências caso venha dar errado: Principalmennte perca de custo, podendo n torna o metodo mais viavel a sua retirada , pode perder tempo com equipamentos parados, dinheiro com planejamento mal feito, e perca de recurso.

Leonardo Andrade
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Fatores que influenciam na qualidade do desmonte de rocha

Mensagem por Matheus Moura Oliveira Qua 1 Dez 2021 - 20:21

Fatores que influenciam na qualidade do desmonte de rocha

1) Plano de fogo
A definição do plano de fogo a ser utilizado dependerá de algumas variáveis como: o tamanho dos equipamentos utilizados na perfuração, no carregamento e transporte, que atenda a finalidade do material a ser britado e o tamanho da boca do britador primário que irá receber o material britado. A fragmentação da rocha deve obedecer à especificação do processo seguinte, pois de nada adianta um plano de fogo bem executado, mas que não atenda aos requisitos de granulometria especificado.

2) Perfuração
O equipamento de perfuração deve seguir alguns parâmetros na hora da perfuração, respeitando a altura correta, inclinação e afastamento conforme o projeto. Se forem respeitados todos esses parâmetros obteremos uma perfuração de qualidade, sem desvios, sem varações e assim terá um bom carregamento com explosivos fazendo com que a rocha seja fragmentada corretamente, sem gerar matacos, e evitar que fique pontes nas lavras.

3) Perfilagem
Na perfilagem realiza-se a avaliação do furo, a qualidade, ângulo, inclinação e profundidade que estão registrados no projeto de perfuração. Os dados  são extraídos a partir de ferramentas com sensores que são inseridos nos furos para identificação de possíveis desvios. Após o processo em campo, os dados são analisados por softwares, que demonstram através de figuras o comportamento de cada furo em profundidade e posteriormente são comparados com o planejado para avaliação dos possíveis impactos no desmonte. Através desse processo pode fazer uma melhor análise de onde vai ser a face livre do desmonte, possíveis varações evitando uma futura pistola (O material não arrancar, ficar empolado e até cuspir o explosivo).

4) Escolha do Explosivo
Para que se possa determinar o tipo de explosivo, é necessário levar em consideração alguns fatores:
• Dureza da rocha/ tipo de rocha: Verificar se o tipo e quantidade de explosivo é suficiente para fazer a fragmentação do maciço
• Presença de água: Verificar se o explosivo é compatível com a água, pois existe tipos de explosivos que quando entram em contato com a agua eles congelam (Anfo).
• Diâmetro dos furos x diâmetro do explosivo: A não utilização do explosivo com espessura correta pode acontecer que uma espoleta atravesse no meio do furo fazendo  com que o explosivo não chegue até o final do furo podendo gerar uma ponte e além de ser perigoso pois pode ser prensada ocorrendo uma detonação precoce.

5) Carregamento das frentes de serviço e lavras
O carregamento com explosivos nos furos deve ser feito por profissionais treinados e habilitados (Blasters). Eles devem seguir corretamente o plano de fogo utilizando os explosivos certos na quantidade certa para evitar desperdício gerando custos. Além disso se usar explosivos a menos o desmonte não vai ocorrer como programado e se usar uma quantidade a mais o material vai ser fragmentado demais e se for molhado quando chegar ao britador ele vai engaiolar e pode também dificultar na separação do minério. E ficar atento na hora do tabelamento para não fazer uma escorva errada (Introdução do acessório ao explosivo) colocando tempos de saída errados que comprometam também a saída do desmonte.

Matheus Moura Oliveira
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Características para um bom desmonte.

Mensagem por Gabriel dos Santos Qua 1 Dez 2021 - 21:15

Os principais fatores para um bom desmonte são:

Tipo de Perfuração
Plano de fogo
Afastamento
Profundidade do furo
Tampão do furo

A Perfuração no desmonte de rocha tem como seu principal objetivo e realizar furos no maciço rochoso para o carregamento das frentes.

O plano de fogo é o desmonte da Rocha com o uso sistemático de explosivos onde são apresentados preliminarmente o plano de perfuração a quantidade de explosivos que serão utilizados por cada furo.

O afastamento o que é a menor distância de uma linha de furos a outra sendo afastamento o mais crítico das dimensões do Plano de fogo.

O tampão é a parte de cima do furo que não pode ser carregada com explosivos ele é responsável por evitar que a pressão do explosivos saia para fora do maciço tornando a dentonação ineficaz.

A profundidade do furo é o limite total perfurado que deve ser maior que altura da bancada.

Se os fatores que classificam uma boa qualidade no desmonte não forem obedecidos podem ocorrer falhas na fragmentação das rochas gerando blocos de rochas de variados tamanhos assim como prejuízo financeiro por conta da utilização dos explosivos pode ocorrer também obstrução da face livre estabilidade nos taludes o aumento de chocos e também pode provocar acidentes.

Gabriel dos Santos
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de rocha

Mensagem por Daniel Ângelo Silva Firmo Qua 1 Dez 2021 - 21:25

.Plano de fogo
.Perfuração
.Cálculo dos explosivos
.Carregamento
.Sequenciamento do desmonte

Plano de fogo:
Feito pela engenharia de mina, um bom estudo prévio preserva a estruta, reduz o choco e minimiza o custo. Determina a quantidade de furos, tamanho, diâmetro e entre outros aspectos relacionado a perfuração.

Perfuração:
Para uma boa perfuração depende de mão de obra qualificada e seguir as orientações do plano de fogo, evitando erros, pois se trata de uma etapa difícil de ser corrigida.

Cálculo dos explosivos:
É feito mediante a quantidade de furos e tamanho dos mesmos para saber a quantidade de explosivos de acessórios emulsão.

Carregamento:
Com a relação do cálculo feita é hora de fazer o preenchimento com explosivos, mas antes é preciso "limpar" os furos para os resíduos não atrapalhar, o furo deve ser enchido por completo.

Sequenciamento:
A detonação deve seguir uma sequência, feita na hora do carregamento.

Consequências:
Caso as etapas não forem executadas com eficiência uma serie de problemas será gerado, como não atingir todo o minério, extração desnecessária gastando energia a mais, deformação das estruturas, dentre outras.

As consequência resultará em custo elevado e acidentes de trabalho.

Daniel Ângelo Silva Firmo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Alexandre Pereira Moura Qua 1 Dez 2021 - 22:40

Plano de fogo:
É um documento elaborado para incluir as etapas de perfuração, calculando a quantidade de explosivos que deverá ser utilizados, uma maneira eficiente e responsável de assegurar que o desmonte de rochas não deixe nenhuma sequela na estrutura do seu empreendimento.
Marcação de frente:
Tem que ser bem elaborada, pois é nela que marca o destançiamento entre os furos, localização do pilão, na linha do grande e da direção , grandes responsabilidade dos profissionais, uma falha nesta etapa, vai prejudicar todas as etapas seguintes atrasando todo processo e gerando retrabalho.
Perfuração:
É feito por um profissional qualificado precisando seguir todos os passos do plano de fogo, caso não siga as orientações corretas terá um retrabalho para corrigir e garanto desenvolvimento.
Quantidade de explosivos:
É um fator determinante para que o desmonte ocorra de forma eficaz e segura, esse planejamento será realizado pelo responsável do desmonte de forma bem criteriosa, caso a quantidade não seja suficiente o desmonte não alcançará o objetivo desejado.
Carregamento:
É uma parte fundamental, não sendo de forma correta terá perca do material e retrabalho então de antes do carregamento deve-se soprar todos os furos para fazer a limpeza e ter um preenchimento adequado para ter uma execução como planejado.

Alexandre Pereira Moura
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de rochas

Mensagem por José Diones s da Silva Qua 1 Dez 2021 - 22:43

Alguns dos fatores responsável por uma boa qualidade  no desmonte de rochas são:
- qualidade do maciço rochoso
- plano de fogo
- qualidade da perfuração
- tipo de explosivo
- medidas preventiva de segurança.

  A qualidade do maciço é o fator principal a ser analisado, onde obtém-se as informações de dureza, qualidade para saber se a rocha é dúctil ou ruptil presença de descontinuidade e umidade da mesma.
  As consequências de não ter essas informações é  a impossibilidade da aplicação de um plano de fogo.

  O plano de fogo é onde define o tipo da malha, profundidade dos furos, tipo e quantidade de explosivos, carregamento, e sequência da detonação.
  Um plano de fogo mal elaborado, pode resultados em desperdício de tempo, dinheiro e dano ao meio ambiente.

  A perfuração também e de grande importância, por fazer parte do plano de fogo, precisa ser executado com eficiência e responsabilidade.
  A consequência de um furo mal elaborado resulta em uma detonação falha, dependendo da limpeza, espessura e profundidade determinado pelo plano de fogo, também pôde causar afunilamento nas galerias ou fragmentação fora do planejado em bancadas.

  O tipo de explosivo também é de grande importância, e depende de outros fatores, exemplo: disponibilidade no mercado e qualidade da rocha, fatores que podem encarece ainda mais o plano de fogo.
  Consequências do urso inadequado de explosivo , e gastos excessivo , uma má fragmentação danos ao meio ambiente.

  Medidas preventiva de segurança, são medidas tomadas antes de executar toda a ação, são medida de     segurança: o tempo de ignição da detonação isolamento da área e aviso sonora... 
  As consequências de uma falha nessa medida  são gravíssima para os colaboradores e empresa, mesmo que o plano de fogo seja executado com sucesso, um acidente pode botar tudo por água-a-baixo, nem um trabalho é tão importante que possa ser executado sem segurança.

José Diones s da Silva
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty forum de desmonte de rocha

Mensagem por Robson Pereira Lopes Qua 1 Dez 2021 - 23:55

.Plano de fogo, é complexo e envolve uma estrutura cautelosa que deve ter cada movimento calculado até sua a conclusão. Nele, é possível definir uma ação para desmonte de rochas que envolve explosivos, esquematizando a montagem, selecionando os acessórios necessários e acompanhando toda a etapa desse processo.

O plano de fogo serve, essencialmente, para reduzir impactos que muitas vezes são causados por negligência no sequenciamento da escavação. Trata-se de uma maneira eficiente e responsável de assegurar que o desmonte de rochas não deixe nenhuma sequela na estrutura do seu desmonte de rochas, a perfuração, por ser a primeira etapa a ser realizada, deve ser observada com mais rigor. O furo deve ter distribuições geométricas que só um especialista é capaz de traçar para que os explosivos possam se alojar adequadamente. Essa primeira etapa e Qualquer processo que envolve desmonte de rochas é necessário ter cada diâmetro minimamente calculado. Uma configuração incorreta que seja pode acarretar danos irreversíveis à obra. Por isso, vários cuidados devem ser tomados, envolvendo, sobretudo a escolha do equipamento, ferramentas, plano de perfuração, topografia, tamanho e inclinação dos furos, além de outros fatores. o importante pois caso o carregamento seja desqualificado, a temporização e a iniciação do projeto não serão corrigidos com facilidade.
.Os principais fatores que influenciam numa boa qualidade de desmonte é uma má perfuração, explosivo sem qualidade um plano de fogo mal feito sem obedecer as coordenadas que foi montada em projeto realizadas por especialistas.
para ter uma boa qualidade no desmonte precisa de boa perfuração seguindo as orientações do plano de perfuração,Plano de fogo
Feito pela engenharia de mina, um bom estudo prévio preserva a estruta, reduz o choco e minimiza o custo. Determina a quantidade de furos, tamanho, diâmetro e entre outros aspectos relacionado a perfuração,Cálculo dos explosivos
É feito mediante a quantidade de furos e tamanho dos mesmos para saber a quantidade de explosivos de acessórios,
Carregamento
Com a relação do cálculo feita é hora de fazer o preenchimento com explosivos, mas antes é preciso limpar os furos para os resíduos não atrapalhar, o furo deve ser enchido por completo,Sequenciamento
A detonação deve seguir uma sequência, feita na hora do carregamento
Consequências caso venha dar errado: Pode gerar blocos de rochas presos, vai gerar tempo e custo perdido,para que possa refazer a execussão da atividade. e pode gerar perca de materia

Robson Pereira Lopes
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Principais fatores que influenciam numa boa qualidade do desmonte.

Mensagem por Paulo Roberto Qui 2 Dez 2021 - 11:27

Principais fatores que influenciam numa boa qualidade do desmonte
1-Classificação dos maciços rochosos
2-Elaboração do Plano de Fogo
3-Seleção dos Explosivos a ser utilizados
4-Perfuração conforme recomendado no plano de fogo
5-Execução do Carregamento dos Furos

Classificação do maciço rochosos
Para um bom desmonte de rocha é necessário fazer um estudo detalhado do tipo de maciço que será fragmentado através do uso de explosivos, visando assim o melhor resultado do desmonte.

Elaboração do Plano de fogo
O Plano de fogo é um documento onde consta todas as informações sobre a execução do desmonte de rocha, perfuração, tipo de explosivos e acessório que serão utilizados, assegurando que o desmonte de rocha não deixe nenhum dano além do esperado.

Seleção dos Explosivos as ser utilizados
A análise do plano de fogo irá determinar o tipo e a quantidade dos explosivos que será empregado no desmonte. A partir do exame do tipo de rocha, diâmetros e inclinação dos furos, é observado se existe a presença de água nos furos pois alguns explosivos não têm compatibilidade com água (exemplo do ANFO).

Perfuração conforme recomendado no plano de fogoo
Para uma boa perfuração é necessário seguir os parâmetros estabelecidos no plano de fogo. É de extrema importância seguir à risca o que se pede no projeto, pois um erro pode comprometer o desmonte de rochas e a vida dos profissionais envolvidos. Os principais parâmetros considerados são: afastamento, inclinação, altura e profundidade dos furos.

Execução do Carregamento dos Furos
Os furos antes do carregamento deverão ser cuidadosamente limpos, eliminando os detritos de perfuração e água. O Blaster, profissional responsável pela execução do carregamento, deve seguir o plano de fogo corretamente visando um bom aproveitamento do explosivo, evitando o consumo excessivo e trazendo custo desnecessário; e ter atenção na hora de fazer as conexões dos assessórios para ter uma boa sequência na detonação.


Paulo Roberto
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty forum de desmonte de rocha

Mensagem por Alan dos reis de oliveira Qui 2 Dez 2021 - 11:31

1~marcação de frente; devi seguir corretamente o projeto de direção e greide marcado pela topografia respeita o tamanho correto de cada galeria sinalizar na galeria se a frente e descendente ou acendente para quando a profissional de perfuração chegar na frente esteja bem identificada pra assim ocorre o ciclo correto do desenvolvimento.

2~perfuração;uma boa perfuração e essencial para um bom desenvolvimento. perfura haste completa seguir a direção correta da frente marcada. e um bom paralelismo.tudo isso junto com um excelente trabalho polo o profissional de perfuração isso contribui muito pra alcançar o desenvolvimento q foi panejado.

3~plano de fogo;seguir corretamento o plano  fogo pra assim consegui uma otimar eficiencia e garantir um desmonte ideal e conseguir retirar q massa q alir foi pranajeda.

4~carregamento;posteriormente soprar todos os furos garantir q todos estejam disobistruidos pra assim colocar os os explosivos juntamente com a emuxao  preencher completamente todos os furos pra assim garantir um bom carregamento posteriormente teremos um eselente desmonte.t


5

Alan dos reis de oliveira
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Caio Miranda Santos Qui 2 Dez 2021 - 12:36

O primeiro passo é a elaboração de um plano de fogo para definir o plano de perfuração, a qualificação e quantificação dos explosivos, que serão utilizados e os esquemas de ligação e iniciação entre os furos para a detonação.
Como características da rocha e altura da bancada, o plano de fogo é composto pelas seguintes etapas: definição dos parâmetros do desmonte; marcação e nivelamento dos furos; execução da perfuração; conferência da profundidade dos furos; cálculo das quantidades de explosivos e acessórios necessários; definição da temporização e do sequenciamento do desmonte; execução do mesmo, que envolve as etapas de escorva, carregamento dos furos, tamponamento e amarração; e, por fim, a análise do resultado. Fatores que merecem atenção, como a garantia da retilineidade e a profundidade adequada dos furos entre o período em que foi concluída a perfuração e o momento da detonação, bem como a definição de um sequenciamento que proporcione a melhor fragmentação.

Como foi comentando na aula, para fazer um desmonte, a pessoa tem q saber quais são os passos e a maneira correta de seguir. Consequentemente, seguindo todos os passos que foi citado acima, não tem erro e o desmonte tem tudo para ser finalizado com uma ótima qualidade

Consequências:
1-Degradação da Superfície
Após o processo de detonação para fins de abertura de espaço, o resíduo gerado pode não
ter finalidade econômica. E, quando descartado de forma errônea, haverá perda de material que é
carregado por águas pluviais ou pela ação do vento, sendo ele depositado diretamente nos cursos d’agua,
causando assoreamento.
2-Poluição Sonora e por Vibrações
A poluição sonora se relaciona a dois fenômenos: emissão continuada de ruídos e
sobrepressão atmosférica. A primeira ocorre devido as explosões, trânsito de caminhões e máquinas,
com incômodos à população adjacente ao empreendimento. O segundo é definido como propagações de
ondas elásticas pelo ar.
3-Ultralançamento
O ultralançamento de materiais rochosos é um problema não só ambiental mas também de
grande relevância quando há estruturas e pessoas por perto. Atualmente são adotadas medidas para evitar
o lançamento às longas distâncias, como um bom plano de fogo com controle preciso da inclinação da
furação, uso de explosivos mais eficientes e menores alturas de bancadas.
4- Se o executante não fazer os cálculos corretamente, pode acontecer de usar uma quantidade maior de explosivos e consequentemente vai aumentar o custo, como também pode detonar materiais quem não interessam.
5- Outro fator também, é a organização na hora que for acontecer a detonação, para não ocorrer de alguém se machucar, que é a parte mais importante.

Caio Miranda Santos
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty DESMONTE DE ROCHA !!!

Mensagem por MICHEL MATA.. Qui 2 Dez 2021 - 14:47

PLANO DE FOGO.

PERFURAÇÃO .

CÁLCULO DOS EXPLOSIVOS .

.CARREGAMENTO.

.SEQUENCIAMENTO DE DESMONTE!!!

PLANO DE FOGO..
Feito pela engenharia de mina, um bom estudo prévio preserva a estruta, reduz o choco e minimiza o custo. Determina a quantidade de furos, tamanho, diâmetro e entre outros aspectos relacionado a perfuração.

PERFURAÇÃO.....
Para uma boa perfuração depende de mão de obra qualificada e seguir as orientações do plano de fogo, evitando erros, pois se trata de uma etapa difícil de ser corrigida para que todo trabalho desenvolvido venha ser realizado com sucesso e segurança...

CÁLCULO DE EXPLOSIVOS...
É feito mediante a quantidade de furos e tamanho dos mesmos para saber a quantidade de explosivos de acessórios emulsão.

CARREGAMENTO...
Com a relação do cálculo feita é hora de fazer o preenchimento com explosivos, mas antes é preciso "limpar" os furos para os resíduos não atrapalhar, o furo deve ser enchido por completo.

SEQUENCIAMENTO..
A detonação deve seguir uma sequência, feita na hora do carregamento com toda base de quantidade de explosivos para o detonamento.

CONSEQUÊNCIA....
Caso as etapas não forem executadas com eficiência uma serie de problemas será gerado, como não atingir todo o minério, extração desnecessária gastando energia a mais, deformação das estruturas, dentre outras.

MICHEL MATA..
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Forum desmonte

Mensagem por José Irike Reis Qui 2 Dez 2021 - 14:48

*plano de fogo 
 * execução da perfuração 
 *calculo da quantidade de explosivos 
* sequência 
*carregamento

plano de fogo ocorre atraves dos estudos das rochas  precisa ser estudado para saber a quantidades de furos a ser perfurados e sim carregados 

execucao da perfuracao  feita por um profissional da area onde precisa seguir passo a passo o plano de fogo para obter uma arrancada maxima

o calculo da quantidade de explosivos precisa saber a quantidade de furos a ser carregados para saber o quanto ira ser usado devexplosivos .

consequencias -  si o plano de fogo nao for feito corretamente nao sai como esperado .na execucao si nao feita corretamente a rocha nao deflagra o planejado tem q ter qualidade 

sequenciamento - si nao for obedecido por o perfurador acaba q nao desmonta a rocha a ser perfurada 

no carregamento si nao for feito de forma correta nao da certo desde a a escovacao onde limpa os furos pra nao obstruir nem fica com falha no preechimento .

José Irike Reis
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de Rocha

Mensagem por Vitor Bruno de jesus Silv Qui 2 Dez 2021 - 15:57

Basicamente na detonação para abertura de um túnel temos que gerar o gradativo aparecimento de uma cavidade geralmente localizada na região central da seção transversal conhecida como pilão por onde começa a ocorrer o desprendimento do material rochoso isto corresponde na detonação de bancada a criamos uma face livre no maciço para posterior reflexão das ondas de choque com a diferença de que no subterrâneo temos que recorrer a maiores concentração de cargas explosivas para superar as condições de engasgamento da Rocha. É de fundamental importância o correto dimensionamento do pilão pois a partir deste torna se possível vencer o engasgamento inicial da rocha possibilitando assim boas condições de trabalho ao explosivos com o consequente arranque adequado de toda a seção detonada . Imediatamente após a detonação de pilão detonam se os furos auxiliares em sequência tal que permitam o gradativo alargamento da cavidade inicialmente aberta. Este furos normalmente desenvolvem trabalho muito mais eficiente que os do pilão em virtude do menor engasgamento de Rocha e por isso mesmo as concentrações de cargas explosivas são bem menores que as primeiras,chegando em algum casos a 10% Daquele valores furos de alívio são os furos que que seguem aos auxiliares, retirando a maior para seção possuindo concentrações de cargas ainda menores que aqueles .por último detonam -se os furos de contorno que como o nome diz definirem e proporcionam o acabamento da seção transversal do túnel a concentração de cargas explosiva no furos de contorno é mais baixa ainda que nos casos dos auxiliares e o abjetivo principal é o de arrancar a camada final da rocha , causando o mínimo de abalos e ou trincamento na rochas remanescente que poderia por isto ter diminuída sua condição de estabilidade .

Vitor Bruno de jesus Silv
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de rochas.

Mensagem por LEANDRO SILVA DE JESUS Qui 2 Dez 2021 - 16:40

O plano de fogo tem que seguir alguns parâmetros pra que saia com uma boa qualidade. execução da perfuração; conferência da profundidade dos furos; cálculo das quantidades de explosivos e acessórios necessários; definição da temporização e do sequenciamento do desmonte; execução do mesmo, que envolve as etapas de escorva, carregamento dos furos, tamponamento e amarração; e, por fim, a análise do resultado.
 O projeto do desmonte de rocha é feito atravéz do estudo da rocha, Onde a perfuração é o primeiro passo para a execução do plano, Dentro do campo do desmonte, a perfuração das rochas é a primeira operação a ser realizada e tem como finalidade abrir furos com uma distribuição e geometria adequada dentro dos maciços de rocha para alojar as cargas de explosivos e acessórios iniciadores.
A conferência da profundidade atravéz da perfilagem ajudar bastante nesse plano. Pois é com esse método que vai ter os dados das coordenadas do furo desde o emboque até o fim,  pra saber os desvio e se a perfuração está de acordo o planejado com o executado.
O cálculo é definido pela densidade da rocha, espessura do diâmetro e profundidade do furo, densidade do explosivo quantidade de furos a ser carregados. Que por sua vez feito os cálculos de acordo com o projeto de perfuração o fogo vai sair com melhor qualidade né segurança.
A temporização e sequenciamento do plano de fogo é feito através da programação e onde está localizado o pilão. Ou face Pra que o explosivo venha a ter uma boa detonação fragmentando a rocha.
Porém, os principais fatores a serem Considerados quando se deseja alcançar bons resultados com a perfuração, é executar os furos de acordo com os parâmetros estabelecidos em projeto. Os desvios em excesso da perfuração produzem uma fragmentação inadequada, comprometendo a segurança. Além disso, furos com grandes desvios oferecem mais resistência ao fluxo de saída do material desmontado pelo bit, reduzindo as velocidades de avanço, gerando aumento do ciclo, paradas imprevistas por
quebras com perdas de produtividade e o conseqüente aumento dos custos de Produção.

LEANDRO SILVA DE JESUS
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por MARCELO OLIVEIRA SILVA Qui 2 Dez 2021 - 18:03

Desmonte de rochas,fatores e conseqüências

Nas minerações em geral, o desmonte de rochas com o auxílio de explosivos é fundamental, pois representa ganhos a economia e a produtividade do empreendimento, otimizando os parâmetros variáveis na elaboração do plano de fogo, tais como afastamento, espaçamento, diâmetro das coroas, tipo de explosivo, carga máxima por espera, dentre outros.
Em contrapartida, se não houver um efetivo plano de desmonte gera-se impactos ambientais negativos, como, por exemplo: vibrações intensas nos arredores, danos nas estruturas localizadas nas vizinhanças e perturbações causadas às comunidades, bem como danos significativos ao maciço remanescente e altos custos com operações subsequentes.
Os fatores que colaboram numa boa qualidade de desmonte, são:
- O plano de fogo- É utilizado para reduzir impactos causados por negligência no sequenciamento da escavação. Ele assegura que o desmonte de rochas não deixe nenhuma sequela na estrutura do seu empreendimento. Vale lembrar que, o plano de fogo elimina problemas que envolvem furos e redução de cargas em regiões críticas - o que evita ultra lançamentos e não coloca pessoas e locais em situação de risco e desabamento, como também a emissão de poeira, aumento de ruídos, assoreamento de áreas e/ou de drenagens adjacentes às áreas de escavação a fogo podem ser observados. Embora o uso de explosivos no processo de desmonte provoque os danos mencionados, há casos específicos que este método é a única alternativa viável. Portanto, é de suma importância a existência de um plano de fogo adequado, a fim de minimizar os efeitos da detonação, além de projeto de gestão ambiental condizente com a necessidade da obra e da área a ser impactada.
- Execução de perfuração- Primeira etapa a ser realizada e deve mais rigor.Essa operação é imprescindível a inspeção do furo executado na frente dos serviços,pois o furo deve ter distribuições geométricas que só um especialista é capaz de traçar para que os explosivos possam se alojar adequadamente. Considera-se muito importante, pois, caso o carregamento seja desqualificado, a temporização e a iniciação do projeto não serão corrigidas com facilidade, além de trazer enormes prejuízos financeiros. Deste modo, a perfuração de rochas é uma das operações mais importantes na mina e, consequentemente, impacta significativamente nos custos e produtividade das etapas seguintes do processo. Podemos citar algumas consequências, como:com a utilização de explosivos quando executado sem prevenção de riscos de acidentes, e sem os devidos protocolos de segurança, pode ocasionar acidentes aos trabalhadores e a pessoas alheias a esta atividade.
- Cálculo da quantidade de explosivos e acessórios- É uma etapa do ciclo de produção de extrema importância para o desenvolvimento de uma pedreira.No entanto, o desmonte de rocha, utilizando explosivos, tem resultado em problemas socioambientais que afetam a qualidade de vida das comunidades circunvizinhas. Por isso é importante atender a todas as normas regulamentadoras específicas para o desmonte de rochas com explosivos e de trabalhos diversos sobre o assunto com condições de segurança e saúde no trabalho, por parte dos órgãos competentes e que a empresa possa atender as normas de legislação para o desmonte de rochas, atuando com produtividade e segurança de atividades com explosivos.É notório, que cada cálculo feito é importante a presença de um profissional para coordenar de forma segura as operações de desmonte, pois a equipe deve ser treinada, capacitada e conscientizada sobre as responsabilidades envolvidas nos trabalhos desta natureza. Consequência- Os maiores riscos relacionados ao uso e a ocorrência de acidentes, tanto na fabricação, transporte e manuseio, estão associados aos acessórios de detonação, representados pelas espoletas de diversos tipos. “Os acessórios são bem mais sensíveis que os explosivos.
- Carregamento- é a quantidade de explosivos necessária pra o desmonte de 1 m3 de rocha. O carregamento é a introdução dos explosivos nas perfurações e deve ser feito com bastante cuidado, pois além dos riscos gerados, depende do carregamento a eficiência do fogo. Quando o carregamento não é feito apropriadamente, pode ocorrer a não-explosão dos cartuchos em alguns furos, o que acarretará um risco na operação subsequente se não for detectado, localizado e solucionado a tempo. Para tanto, é necessário obter um elevado adensamento na carga de fundo, pois é onde se concentra a maior quantidade de explosivo. Essa prática indissociável da mineração de agregados, podendo ser aperfeiçoada por meio de planos de otimização que, além de promover economia de gastos relacionados ao uso de explosivos e outros materiais, pode também contemplar a diminuição de custos e desgaste de equipamentos.
- Sequenciamento do desmonte- É fundamental para o bom desempenho do desmonte de rochas com uso de explosivos,pois é através desse seqüenciamento que a energia liberada durante a detonação dos explosivos nos furos é utilizada na fragmentação e movimentação do material. Quanto mais eficiente o seqüenciamento melhor a energia liberada pela detonação dos explosivos restando poucas energia há ser transmitida para o maciço encaixante ou para a atmosfera na forma de vibração e ruído. Portanto, existe algumas consequências causadas por essa etapa: acidentes e incêndio, quedas, poeira,entre outros.



















MARCELO OLIVEIRA SILVA
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty forum mecanica das rochas

Mensagem por ewerton f junqueira Qui 2 Dez 2021 - 18:34

para se obter um bom resultado no desmonte de rochas e preciso seguir os procedimentos desde a marcaçao ate a detonaçao.
(1)a marcaçao deve seguir o projeto.com uma marcaçao visivel a linha do grande e da direçao as medidas da frente e os distanciamento dos furos ,localizado no pilao, no   projeto da topografia apresentara as coordenadas que o proximo fogo devera seguir . e preciso seguir a  risca o procedimento uma falha nessa etapa prejudica as etapas seguintes
(2) o calculo da quantidade de explosivo e dos acessorios vem do plano de fogo do qual precisamos  saber a quantidade dos furos a serem carregados assim podemos saber a quantidade dos acessorios que vamos precisar seja ele emulsao ou anfo. esse calcuro e muito importante para aumentar a eficiencia do desmonte garantindo que nao afete a estrutura nesse ponto sera calculado a quantidade e a sequencia dos explosivos
(3)o carregamento tem de suma importancia garantir que todos os furos sejam feitos,e necessario realizar as inspecoes dos furos verificando possiveis presença de agua,obstruçoes e se a profudidade do furo esta correta. caso essas inspeçoes nao seja realizada pode ocasionar acidente.
(4)perfuraçao precisara ser feita seguindo o passo a passo do plano de fogo para obter um bom resultado. o profissional deve avaliar as definivoes dos parametros do desmonte a marcaçao e nivelamento dos furos.
(5)a detonaçao e muito importante para a mineraçao sendo eficaz na abertura de galerias, a detonaçao e reponsavel tambem por fraguementar o maçico rochoso causando uma certa liberaçao,o plano de detonaçao deve ser seguidos corretamente as consequençias sao graves causando acidentes que podem deixar lesoes graves ou ate mesmo os coraboladores podem ter suas vidas seivadas, se ouver irregularidades na detonaçao.

ewerton f junqueira
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Deivid Souza Qui 2 Dez 2021 - 18:59

1- PLANO DE FOGO:
é essencialmente o projeto fundamental que contém as informações e descrições acerca do desmonte de rochas por explosivos. Nele é possível encontrar informações como a quantidade de explosivos à ser empregada no evento (parâmetro este conhecido como razão de carregamento ou razão de carga), tipo de explosivo, litologia, número de furos, croqui representando o posicionamento e detalhes do esquema de montagem dos explosivos e acessórios, dentre outros.
Caso seja feito de forma errada e mal calculada colocará a perder toda a sequência do projeto e colocará em risco lugares e pessoas

2- PERFURAÇÃO:
a perfuração das rochas é a primeira operação a ser realizada e tem como finalidade abrir furos com uma distribuição e geometria adequada dentro dos maciços de rocha para alojar as cargas de explosivos e acessórios iniciadores.
a perfuração é uma etapa tão importante que, caso seja de má qualidade, o carregamento, a temporização e a iniciação dificilmente irão corrigir estes erros.

3 - EXPLOSIVOS:
A energia liberada pelo explosivo é utilizada para “derrubar” o maciço rochoso que está adiante, no sentido da face livre ou de menor resistência. Mais ainda, à alta temperatura de detonação, o volume atingido pelo explosivo pode chegar a, aproximadamente, 18.000 vezes o seu volume inicial, percorrendo a rocha em alta velocidade, como uma onda de choque.
Esse tópico é o responsável para que tudo aconteça, se o número de explosivos não for suficiente, o alvo desejado não irá ser alcançado e se o número de explosivos exceder, acabará detonando áreas indesejadas

4 - CARREGAMENTO:
carregamento de furos com explosivos é a operação que envolve a colocação de todos os componentes especificados no plano de fogo, tais como,
iniciadores, carga principal de explosivos, sistema de iniciação e tampão. Concomitantemente com esta operação, é necessário realizar a inspeção dos
furos executados na frente de serviço. A operação consiste em verificar possíveis
obstruções, presença de água e se a profundidade dos furos está de acordo com
o projeto
Má colocação, ligação ou preenchimento, colocará em risco o projeto, pois não irá detonar por completo o lugar e a área desejada tendo que refazer a detonação e consequentemente o custo da obra irá aumentar

5- SEQUENCIAMENTO:
A detonação deve seguir uma sequência, feita na hora do carregamento com toda base de quantidade de explosivos para o detonamento.
A ordem das explosões devem ser feitas de acordo com o plano de fogo, caso contrário pode acarretar de prejuízos ao projeto a acidentes

Deivid Souza
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty DESMONTE DE ROCHA EM BANCADA

Mensagem por JOSAFA SILVA BATISTA Qui 2 Dez 2021 - 19:20

DESMONTE DE ROCHA EM BANCADA;

Este planejamento para as escavações de rocha a céu aberto é denominado desmonte em bancada, é muito utilizado em obras grandes e principalmente em minerações onde grandes volumes de rochas são escavadas diariamente.
Para um bom andamento de um serviço de escavação de rocha, é necessário projetar e prepara no campo as denominadas frentes livres de escavação, bem projetadas e implantadas logo ao inicio dos serviços, para obter os melhores resultados nas operações de PERFURAÇÂO, PLANO DE FOGO, CARGA e TRNSPORTE DAS ROCHAS DETONADAS.
A melhor solução é subdividir o perfil topográfico do maciço a escavar em níveis ou praça de serviço.
O primeiro nível deve estar próximo da cota mais alta do projeto de escavação ou plano de lavra.
Os níveis seguintes serão implantados de forma descendente, mantendo a mesma altura entre as (desnível) praças.
A altura entre os bancos é estabelecida conforme as condições geológicas, geomecânicas do maciço e os volumes a desmontar.
Uma bancada é definida por três planos de corte dois horizontais e um vertical ou subvertical:
- PLANO HORIZONTAL SUPERIOR - topo da bancada
- PLANO INFERIOR - Pé da bancada
- PLANO VERTICAL - Face da bancada, ou FRENTE LIVRE DE DETONAÇÃO
* Altura das bancadas até 20 metros.
- Normalmente entre 8 metros e 15 metros por questões de segurança e facilidade de adaptação a diversos tipos de perfuratrizes e equipamentos de carga
* A altura das bancadas - desnível entre as praças de trabalho - determina a profundidade dos furos para as escavações de rochas com explosivos.
* Os taludes resultantes - frentes livres - não devem ser muito altos, para evitar problema de natureza geotécnica
- Principalmente para as operações de carga e transporte realizada nas praças ou nível inferior.
* O perfil das bancadas deve ser mantido durante todo período de escavações.
- Atenção aos problemas de estabilidade das frentes durante e após o serviço.
- Projetar corretamente:
* taludes finais e sua inclinação
* largura das bermas residuais - antigas praças
* desmonte escultural na linha final de corte (off set) dos taludes.
As consequências caso esses fatores não sejam obedecidos são: riscos ocupacionais, riscos operacionais, riscos comportamentais, riscos ambientais e ergonómico
* RISCO OCUPACIONAL - considera-se risco ocupacional a possibilidade de um trabalhador sofrer um determinado dano.
* RISCO OPERACIONAL - se originam das atividades em que há uso de maquinas e equipamentos que causam de lesões e acidentes, o que demanda equipamentos de proteção e treinamento.
* RISCO COMPORTAMENTAL - aspecto individual do trabalhador, despreparo técnico e desequilíbrio psíquico ou de saúde.
* RISCO AMBIENTAL - ocasionados pelos seguintes agentes: físico, químico e biológicos.
* RISCO ERGONÓMICO - vinculado as condições de trabalho aos aspectos cognitivos, psíquicos e físicos envoltos nas atividades.
Portanto o risco pode ser estimado de forma qualitativa e quantitativa.

JOSAFA SILVA BATISTA
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty QUALIDADE DO DESMONTE A CÉU ABERTO

Mensagem por Ezequias Moura Qui 2 Dez 2021 - 19:25

A princípio, os principais fatores que influenciam em uma boa qualidade do desmonte são as variáveis geométricas de um plano de fogo.
1) AFASTAMENTO. É a menor distância que vai do furo à face livre da bancada ou a menor distância de uma linha de furos a outra. Um dos fatores que interferem na qualidade do desmonte de rocha é a razão entre a altura da bancada  e o afastamento.
2) ESPAÇAMENTO. É a distância entre dois furos de uma mesma linha.
3) SUB PERFURAÇÃO. É o comprimento perfurado abaixo da praça da bancada ou do greide a ser atingido.
4) PROFUNDIDADE DO FURO. É o comprimento total perfurado que, devido a inclinação e a sub perfuração (S), será maior que a altura da bancada.
Os principais fatores que influenciam em uma má qualidade do desmonte são:
1) AFASTAMENTO MUITO PEQUENO. A rocha é lançada a uma considerável distância da face.
2) AFASTAMENTO MUITO GRANDE. A sobre escavação (backbreak) na parede é muito severa.
3) AFASTAMENTO EXCESSIVO. A fragmentação da rocha pode ser extremamente grosseira e problemas no pé da bancada podem ocorrer.
4) ESPAÇAMENTO. O espaçamento nunca deve ser menor que o afastamento, caso contrário, o número de matacões será excessivo.
5) SUB PERFURAÇÃO. Caso não seja observada está sub perfuração, a base não será arrancada segundo um angulo de 900 e o pé da bancada não permanecerá horizontal, mas formará o que é conhecido como “repé”.

Ezequias Moura
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de rochas

Mensagem por Denison Andrade da Mata Qui 2 Dez 2021 - 20:09

Perfuração – ter uma ótima perfuração é essencial para um desmonte, caso não tenha sucesso no furo acontecerá a perda do piso , perca de direcionamento e etc
Carregamento – onde ocorre o preenchimento de explosivos nos furos, com todos E.P.I.S necessários. É importante que os trabalhadores que vão exercer a atividade no local tenha treinamentos específicos, para que não ocorra nenhum erro
Sequenciamento - A detonação deve seguir uma sequência, feita na hora do carregamento com toda base de quantidade de explosivos para uma detonação perfeita. As explosões devem ser feitas de acordo com o plano de fogo, caso contrário, pode trazer sérios danos ao projeto, a equipe que está no local e etc
Plano De Fogo - É o projeto fundamental que contém as informações e descrições do desmonte de rochas por explosivos. No plano de fogo é possível encontrar informações como a quantidade de explosivos à ser empregada no evento, tipo de explosivo: litologia, número de furos, croqui representando o posicionamento e detalhes do esquema de montagem dos explosivos e acessórios. Se for feita de forma errada e mal calculada colocará a perder toda a sequência do projeto e colocará em risco lugares e pessoas.
Explosivos - energia liberada pelo explosivo é utilizada para fraturar esse maciço rochoso que está adiante, no sentido da face livre ou de menor resistência. Mais ainda, à alta temperatura de detonação, o volume atingido pelo explosivo pode chegar a rocha em alta velocidade, como uma onda de choque. Se o número de explosivos não for suficiente, o alvo desejado não irá ser alcançado e detonando áreas indesejada


Denison Andrade da Mata
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Railan brandão Qui 2 Dez 2021 - 21:21

O plano de fogo na lavra subterrânea
O objetivo da escavação com uso de explosivos é de desenvolver um círculo de operações compatível com resultados nos últimos anos várias tentativas para eliminar o cinco natural da perfuração detonação ensino tem cargas porém com limitado o sucesso .

Perfuração
Dentro do campo do desmonte a perfuração das rochas é a primeira operação a ser realizada e tem como finalidade abrir furos com uma atribuição e geométrica adequada dentro Dos maciços de rocha para alojar as carga de explosivos

Carregamento
Para o cálculo dos custos do plano de fogo foram utilizado alguns formas que são elas a razão de um carregamento é que a qualidade de explosivos necessário para o desmonte de 1m de rocha
Explosivos
Os explosivos são substâncias sólidas ou líquidas capaz de se transformar quimicamente pelas ações de um a gente mecânico e calores terno a reação química de decomposição da massa explosiva é do tipoExotérmica pela liberação de energia com a temperatura de torno de 2000 °C
Sequênciamento de desmonte
Seu objetivo é fragmentar e liberar as rochas preparando a para sua escalação através de Para Pas-carregadoras , A escavadoras ou tratores É É uma das atividades com os da área de explosão de rocha ela é feita através de uma explosão de um furo na vertical ou Sub vertical no material.

Railan brandão
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty desmonte de rochas em mina a céu aberto

Mensagem por Geovane de oliveira souza Qui 2 Dez 2021 - 21:56

Em desmonte de rochas , todos os parâmetros  inerentes    á   detonação , devem estar descrita e  devidamente  registrado  no plano de fogo estas devem indicar  qual o afastamento  alturas  da perfuração  , tapamento  diâmetro das perfurações características dos    explosivos  ,  as perfurações  podem ser  realizadas   manualmente por  marteletes  pneumáticos,   rompedores hidráulicos   ou de forma mecânicas   , através  de perfuratrizes pneumáticas ou hidráulicas   posteriormente , os furos  são carregados com explosivos  e amarrado com acessórios de explosivos .  o primeiro  passo é a elaboração  de  um plano de fogo  para definir  o plano de perfuração , a qualificação dos explosivos .
                     o  blaster  é o profissional  responsável  pelo desmonte , ele avalia  critérios como razão  de cargas ,  malhas de perfuração , carga máxima por espera , comprimento  e  material do tampão , qualidade da perfuração , distancia  em relação a  comunidade  vizinhas e verificar  se as condições  que permiti executar o desmonte  com segurança .    Qualidades dos explosivos
 , temos que levar em conta por exemplo  fatores positivos  na escolha dos explosivos  como excelente resistência a agua , não causa efeito fisiológicos , opção de um  produto  com maior ou menor  densidade ótimo fator  de  adensamento   preenchimento  total do furo  , alta velocidade de detonação, sendo excelente para fragmentação  dos maciços rochoso   mais resistentes para utilização   como iniciadas de explosivos menos sensíveis, garante segurança na aplicação  e manuseio  e fabricação  . preço relativamente menor se comparado a eficiência, se não for escolhido com  essas qualidades do explosivos  pode não  ter tanta eficiência  no desmonte de rocha  .   calculo das quantidades de explosivos  , tudo depende do volume  de rochas  para a quantidade de explosivos,  a proporção  ideal de mistura para a formação do anfo e de 94,4 x de nitrato de amônia   para 5,6 de óleo diesel   em peso com a formula rc =q |v , onde rc, é a razão  de  carregamento  e  o  q  ,é  a quantidade  de explosivos  e o v , é o volume  de rocha in  situ:  baser também  no diâmetro  da perfuração  a distancia  entre dois furo de uma mesma fila de furos   , carga total é a soma de carga de fundo , mas a  de coluna da razão do carregamento  sendo acima ou igual a 40 ,  .  execução da perfuração è muito importante  ficar  atento  a profundidades  adequadas   dos furos  entre o período  em que  foi concluída  a perfuração  e o  momento da detonação,  como também  a  definição  de um sequenciamento  que proporciona  a melhorar a  fragmentação   e o menor incomodo  a comunidades  vizinhas  a perfuração de rochas feitas por equipamentos geralmente é  de grande  profundidade  desse modo é uma das operações  mais importante  na mina  ceu aberto ,  perfuração para pesquisa , é  de   muita  importância  para  mineração , sendo assim facilitando  mãos de obras  com facilidades   com menor custo .  consequência  os impactos  ambientais  relacionadas ao  desmonte de rochas  a fogo são principalmente   notadas nas atividades de mineração , pois em geral  são operações que estendem  por anos , podendo trazer  possíveis impactos  deslocamento de terreno , geração  de ruídos, gases do efeito estufa , poeiras alteração de paisagem  danos  a saúde dos  trabalhadores , gera vibrações  no solo que traz problemas as pessoas  da região   , além de poluição do ar   , gases tóxicos , mas é possivel controlar minimizar  alguns problemas relacionados  a esses impactos ,.   carregamento e transporte ,   com  sistema   de escavadeiras e caminhões  que inclui retroescavadeira , com o aumento do preço do  petróleo , considera  uma tendência   de crescimento de preços será mantida para o  próximo anos  
,será bom o uso de sistema  continuo de transporte com correias transportadoras   esse sistema é favorável  pois o custo  e manutenção  será bem viável em mineração . o alinhamento de etapas da mineração  passa invariavelmente pela perfuração  dos maciços rochoso  , ao se cavar  furos profundos  para a detonação , a cavidade deve ser  mais utilizadas  possível, objetivando  a  correta a  distribuição dos explosivos  e a redução do  fragmentos rochoso   que devem ser  comparável com os  equipamentos   de carregamento  e transportes  a fim de evitar desmonte  secundaria  perdendo  tempos , mão de obra   , gastos excessivos , por isso o carregamento de cargas tem que ser excelentes  na detonação , além da  renovação    do solo residual  ou de materiais  que coberta  a rochas que gera em geral nas superfície ,  uma  das desvantagem é o casos  de quebra de equipamentos e de  transporte com  caminhões  pa carregadeiras  que implica na produção  e gasto total com preços  para substituir las.

Geovane de oliveira souza
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty (Desmonte de Rocha)

Mensagem por FLAVIO SANTOS DE OLIVEIRA Qui 2 Dez 2021 - 22:09

=Plano de fogo.
=Execução da perfuração.
=Cálculo da quantidade de explosivo e acessórios.
=Sequenciamento do desmonte.
=Carregamento.
Os Principais Fatores em uma Boa Qualidade em Desmonte :Primeiramente ter uma boa limpeza em restos de material usando as maquinas ,ter um bom direcionamento topográfico uma boa marcação de qualidade uma perfurações dentro do projeto de marcação , perfurando bem o pilão contorno subi contorno e piso , tendo uma boa qualidade a soprando bem a frente tirando os restos de matérias dentro de furos ,uma boa
Distribuições de brinel vendo a melhor saída do pilão distribuindo os brines corretamente entre pilão greide ,piso subi contorno e contorno e um bom carregamento com emoção finalizando em um bom tabelamento da frente no NP5..

quais as consequências caso esses fatores não sejam obedecidos: Esses são as sequencias , não tendo um bom reper um direcionamento topográfico e uma péssima marcação de frente não eremos ter uma boa qualidade em perfuração não teremos uma boa frente a soprada na retirada de matérias dentro dos furos não era sair uma ótima qualidade em carregamento desejado pela empresa ,não saindo um carregamento desejado pela a empresa ira gera retos de furos e não conseguindo gera um bom avanço tendo um avanço muito baixo que não ira ser desejado pela empresa..

FLAVIO SANTOS DE OLIVEIRA
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Breno Araújo Qui 2 Dez 2021 - 22:24

Fatores:

Plano de fogo, Perfuração, carregamento e Detonação.

O plano de fogo deve ser feito antes de todas as práticas, sem ele, grandes serão as consequências, como a falta de materiais, a falta de segurança, fazendo com que os trabalhadores estejam arriscando sua vida, arriscando a produção, pois se não houver um bom plano de fogo, pode se gastar muito.
A perfuração se não for bem calculada e feita, pode ocasionar problemas, como o desmonte errado do depósito, onde não irá ser fragmentado o tamanho de rocha esperado, e consequentemente a empresa terá que gastar mais matérial para outra perfuração, e a produção também irá diminuir, ocasionando em perca de capital.
O carregamento e a detonação se não forem feitos corretamente e se não forem utilizadas as medidas de segurança, pode se ocasionar explosões indesejadas e fora do previsto, que resultará em acidentes que podem chegar a ser fatais, além de que devem ser utilizados apenas o necessário de explosivos, pois é um material caro e que não é de fácil compra e que pode acabar com uma mina se não for utilizado em dosagens corretas.

Breno Araújo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Eficiências de um bom desmonte de rocha

Mensagem por Amarildo dos santos lima Qui 2 Dez 2021 - 23:03

Como sabemos, para a obtenção de uma boa fragmentação da rocha é feita por meio de um conjunto de operações que permitem a extração da rocha de interesse . Dentre elas, a inicial é o desmonte, processo que demanda a utilização de diferentes explosivos para a fragmentação da rocha. Para que esta etapa seja realizada de forma eficiente e segura, o primeiro passo é a elaboração de um plano de fogo para definir o plano de perfuração, a qualificação e quantificação dos explosivos, que serão utilizados e os esquemas de ligação e iniciação entre os furos,  Concebido a partir de dados colhidos antecipadamente no campo, como características da rocha e altura da bancada,  o plano de fogo é composto pelas seguintes etapas:                                                                                                                                                                                        
   (1)-  Definição dos parâmetros do desmonte; Antes da realização do desmonte, deve-se programar um plano de
fogo adequado. Algumas características que devem ser levadas em consideração na hora de se
formular esse plano de fogo são:
Altura de bancada, Diâmetro dos furos, Diâmetro das cargas, Afastamento, Afastamento efetivo, Espaçamento, Sub perfuração, Tampão, Comprimento do furo, Comprimento da carga.                                                                                                
   (2) Tipos de explosivo; Em geral, os explosivos químicos industriais são classificados pela velocidade de sua
onda de choque. Os explosivos com velocidade inferior a 2.000 m/s são denominados
explosivos Lentos e Deflagrantes, e não apresentam significativa aplicabilidade no ramo da
mineração, exceto para casos específicos de rochas ornamentais. Os explosivos com
velocidades entre 2.000 a 7.000 m/s são classificados como explosivos Rápidos e Detonantes,
que compreendem os principais tipos de explosivos utilizados em mineração. Entre eles cita-se o ANFO, o ALANFO, os Hidrogênios, as Emulsões e o ANFO pesado.                                                                                                          
-ANFO: consiste na mistura de Nitrato de Amônio  e Óleo Combustíveis
geralmente óleo diesel e por vezes, querosene.
- ALANFO: O ALANFO é a combinação mais popular e se baseia na adição de Alumínio, com o objetivo de aumentar a energia específica do explosivo em questão, a mistura apresenta resultados positivos                                                  
    (3) Execução da perfuração; Perfurações no maciço a distâncias predeterminadas dependendo do
volume e do tipo de fragmentação desejada, Introdução de explosivos nos furos detonação desse explosivo e remoção da rocha desmontada conferência da profundidade dos furos.                                                                                                            
   (4) Processo de detonação; A detonação de um explosivo em um furo no maciço rochoso gera pressões
instantâneas que podem atingir níveis de alta pressão, parte da energia gerada pelo explosivo atua na quebra e lançamento da massa rochosa Outra parte atua no maciço rochoso sob a forma de ondas de choque, que
se propagam pela massa sob forma ondulatória, provocando vibrações até a completa dissipação da energia.

Amarildo dos santos lima
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty PLANO DE FOGO

Mensagem por jeanderson matos Qui 2 Dez 2021 - 23:44

1- PLANO DE FOGO
A definição do plano de fogo a ser utilizado dependerá de algumas variáveis como: o tamanho dos equipamentos utilizados na perfuração, no carregamento e transporte, que atenda a finalidade do material a ser britado e o tamanho da boca do britador primário que irá receber o material britado. A fragmentação da rocha deve obedecer à especificação do processo seguinte, pois de nada adianta um plano de fogo bem executado, mas que não atenda aos requisitos de granulometria especificado.

2- PERFURACAO
O equipamento de perfuração deve seguir alguns parâmetros na hora da perfuração, respeitando a altura correta, inclinação e afastamento conforme o projeto. Se forem respeitados todos esses parâmetros obteremos uma perfuração de qualidade, sem desvios, sem varações e assim terá um bom carregamento com explosivos fazendo com que a rocha seja fragmentada corretamente, sem gerar matacos, e evitar que fique pontes nas lavras.

3-PEFILAGEM
Na perfilagem realiza-se a avaliação do furo, a qualidade, ângulo, inclinação e profundidade que estão registrados no projeto de perfuração. Os dados são extraídos a partir de ferramentas com sensores que são inseridos nos furos para identificação de possíveis desvios. Após o processo em campo, os dados são analisados por softwares, que demonstram através de figuras o comportamento de cada furo em profundidade e posteriormente são comparados com o planejado para avaliação dos possíveis impactos no desmonte. Através desse processo pode fazer uma melhor análise de onde vai ser a face livre do desmonte, possíveis varações evitando uma futura pistola (O material não arrancar, ficar empolado e até cuspir o explosivo).

4- ESCOLHA DO EXPLOSIVO
Para que se possa determinar o tipo de explosivo, é necessário levar em consideração alguns fatores:
*Dureza da rocha/ tipo de rocha: Verificar se o tipo e quantidade de explosivo é suficiente para fazer a fragmentação do maciço
* Presença de água: Verificar se o explosivo é compatível com a água, pois existe tipos de explosivos que quando entram em contato com a agua eles congelam (Anfo).
* Diâmetro dos furos x diâmetro do explosivo: A não utilização do explosivo com espessura correta pode acontecer que uma espoleta atravesse no meio do furo fazendo com que o explosivo não chegue até o final do furo podendo gerar uma ponte e além de ser perigoso pois pode ser prensada ocorrendo uma detonação precoce.

5- CAREGAMENTO DA FRENTE DE SERVICO E LAVRA
O carregamento com explosivos nos furos deve ser feito por profissionais treinados e habilitados (Blasters). Eles devem seguir corretamente o plano de fogo utilizando os explosivos certos na quantidade certa para evitar desperdício gerando custos. Além disso se usar explosivos a menos o desmonte não vai ocorrer como programado e se usar uma quantidade a mais o material vai ser fragmentado demais e se for molhado quando chegar ao britador ele vai engaiolar e pode também dificultar na separação do minério. E ficar atento na hora do tabelamento para não fazer uma escorva errada (Introdução do acessório ao explosivo) colocando tempos de saída errados que comprometam também a saída do desmonte.

jeanderson matos
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Resposta do fórum

Mensagem por Daniel Pereira Sex 3 Dez 2021 - 5:14

A extração da rocha natural inicia-se com o desmonte, processo que demanda a utilização de diferentes explosivos para a fragmentação da rocha. Para que esta etapa seja realizada de forma eficiente e segura, o primeiro passo é a elaboração de um plano de fogo para definir o plano de perfuração, a qualificação e quantificação dos explosivos, que serão utilizados e os esquemas de ligação e iniciação entre os furos para a detonação.

Plano de Fogo:
É essencialmente o projeto fundamental que contém as informações e descrições acerca do desmonte de rochas por explosivos. Nele é possível encontrar informações como a quantidade de explosivos à ser empregada no evento (parâmetro este conhecido como razão de carregamento ou razão de carga), tipo de explosivo, litologia, número de furos, croqui representando o posicionamento e detalhes do esquema de montagem dos explosivos e acessórios, dentre outros.

Perfuração:
A perfuração das rochas é a primeira operação a ser realizada e tem como finalidade abrir furos com uma distribuição e geometria adequada dentro dos maciços de rocha para alojar as cargas de explosivos e acessórios iniciadores. A perfuração é uma etapa tão importante que, caso seja de má qualidade, o carregamento, a temporização e a iniciação dificilmente irão corrigir estes erros.

Carregamento:
É necessário a contagem de todos os furos perfurados antes do carregamento , soprar todos os furos perfurados para garantir uma boa qualidade , fazer o enchimento dos furos por total.

Deflagração do Explosivos:
Explosivos são substâncias, ou mistura de substâncias químicas em qualquer estado físico, que tem a propriedade de, ao ser iniciado por um agente externo, sofrer reações químicas violentas e rápidas, transformando-se total ou parcialmente em gases, que resultam na liberação de grandes quantidades de energia em reduzido espaço de tempo. Por esse motivo, o manuseio e utilização deste tipo de material só deve ser feita por pessoal devidamente treinado.

Em Consequência do plano de fogo, ocorre aumento da produtividade nasetapas de escavação, carregamento e transporte, com a redução das horas trabalhadas do rompedore da elevação da produção da britagem primária em cerca de 20%..

Daniel Pereira
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Adergreydes C. Oliveira Sex 3 Dez 2021 - 11:39

PLANO DE FOGO
EXECUÇÃO DE PERFURAÇÃO
CALCULO DA QUANTIDADE DE EXPLOSIVOS E ACESSÓRIOS
SEQUENCIA DO DESMONTE
CARREGAMENTO


1. PLANO DE FOGO
O objetivo da escavação com o uso de explosivos é de desenvolver um ciclo de operações compatível com os recursos e as condições de trabalho para que se atinja uma taxa de avanço máximo. O plano de fogo elimina problemas que envolvem furos e redução de cargas em regiões críticas e não coloca pessoas e locais em situação de risco e desabamento.

2. EXECUÇÃO DA PERFURAÇÃO
É feita por um profissional especializado e ele precisa seguir o plano de fogo e que tenha os equipamentos necessários como: FANDRIL, JUMBO, DL entre outros... No desmonte de rochas, a perfuração, por ser a primeira etapa a ser realizada, deve ser observada com mais rigor. O furo deve ter distribuições geométricas que só um especialista é capaz de traçar para que os explosivos possam se alojar adequadamente. Essa primeira etapa é muito importante, pois, caso o carregamento seja desqualificado, a temporalização e a iniciação do projeto não serão corrigidos com facilidade.

3. CÁLCULO DA QUANTIDADE DE EXPLOSIVOS E ACESSÓRIOS:
São características do plano de fogo, pois precisamos saber da quantidade de furos, sabermos quantidade de explosivos. Cada cálculo feito é muito perigoso, pois o profissional responsável por coordenar o desmonte de rochas avalia de forma muito criteriosa a carga, a malha, a perfuração e a carga máxima de espera. Tudo para que o desmonte de rochas seja executado a uma relação de distanciamento segura á comunidades vizinhas. Todas as nossas ações e atitudes profissionais devem preservar, acima de tudo, a segurança de todos que envolvem o empreendimento, além de resguardar o espaço e o ambiente de forma ecologicamente adequado.

4. SEQUENCIAMENTO DO DESMONTE
O colaborador que fará as instalações dos explosivos, deverá consultar o operador, para saber qual a sequência dos furos. Pois caso haja alguma explosão fora da sequência, isso iria impedir o desmonte de materiais da forma correta.

5. CARREGAMENTO
O carregamento é a parte principal do desmonte, pois ele precisa que o plano de fogo, execução de perfuração, calculo da quantidade de explosivos e acessórios e a sequencia do desmonte sejam todos bem sucedidos. A detonação é a parte fundamental se não for feita de forma correta irá ter perca de produção por motivo que terá que ir limpar os furos para que aconteça novamente o preenchimento. Se não instalar corretamente as sequencias eles irão explodir desordenado e irá perder muito material e irá danificar a rocha, sendo que terá que fazer novamente a explosão correta.

Adergreydes C. Oliveira
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Isaque N dos Santos Sex 3 Dez 2021 - 12:55

Os fatores que influenciam numa boa qualidade de desmonte são:

Plano de fogo- Diâmetro do furo, Altura da bancada, Profundidade média do furo, Subperfuração, Inclinação dos furos, Tampão, Furos por frente linhas por frente, carga máxima por espera é de suma importância seguir todos os parâmetros para que se tenha um resultado satisfatório e não venha a ter prejuízos e perda de produtividade e determinadas áreas.

Marcação correta dos furos, verificando espaçamento, afastamento, carregamento e na verificação de profundidade dos furos com equipamento necessário chamado boretrak.

Perfuração tanto na mina subterrânea como na céu aberto elas possuem as seguintes classificações de perfuração... raises, produção entre outros. consequências- O ultra lançamento é o lançamento indesejável de fragmentos rochosos da área de desmonte, representando um grande perigo para as pessoas que vivem fora do limite da mina, bem como para os profissionais e equipamentos que estão dentro da cava da mina.

Cálculo de carga/materiais, explosivo A razão de carga calculada deve ser comparada com a razão de carga recomendada. Caso não esteja entre o intervalo considerado para promover uma boa fragmentação, devem-se ajustar os elementos do plano de fogo, para atingir essa meta. O sequenciamento da detonação, também, é fator extremamente importante para o sucesso do desmonte de rocha. O tempo de detonação de cada furo tem implicações na fragmentação do material. Consequências no lançamento e forma da pilha de desmontado, na geração de vibrações no terreno e ruídos. Retardos muito pequenos provocam o movimento das últimas fileiras de furos, antes que ocorra o movimento de rocha correspondente ao primeiro afastamento. Isso faz com que ocorra uma menor fragmentação do material e possivelmente crie problemas de fraturamento da
rocha, atrás da última linha de furos, criando problemas para a próxima detonação. O intervalo de tempo a ser adotado nos retardos, depende do
afastamento efetivo e do espaçamento e deve ser calculado furo a furo e linha por linha.

Carregamento O carregamento e transporte em pedreiras, tradicionalmente, é feito com o sistema carregadeira/caminhão. Outras opções de
equipamentos para o carregamento incluem retroescavadeiras. ilustra esquematicamente esse sistema. O transporte por caminhão vai desde a
frente de lavra, até a planta de britagem e depois para o mercado consumidor. consequências é o menor enchimento das caçambas, presença de blocos e lajes, pilha baixa, aumento no custo de manutenção, aumento em horas de operação dos caminhões, pá carregadeiras ou escavadeiras, e aumento no desmonte secundário.

Isaque N dos Santos
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Principais etapas do desmonte de rochas

Mensagem por Elisson Dantas Ramos Sex 3 Dez 2021 - 13:54

PLANO DE FOGO

Denomina-se Plano de Fogo, o projeto executivo para o desmonte de rocha com uso sistemático de explosivos, onde serão definidos e apresentados preliminarmente, o plano de perfuração, a qualificação e quantificação de explosivos, os esquemas de ligação e iniciação entre os furos que serão detonados.
O plano de fogo considerado o mais adequado para um determinado trabalho de desmonte de rocha, dependerá, em primeiro lugar, do equipamento disponível para sua execução. Este deve incluir as etapas de perfuração, cálculo das quantidades de explosivos que serão utilizados, execução do desmonte, entre outros itens.
Ter um plano de fogo é essencial para a realização do projeto, pois com isso eliminamos problemas que envolvem furos e redução de cargas em regiões críticas – o que evita ultralançamentos e não coloca pessoas e locais em situação de risco e desabamento.

PERFURAÇÃO

As perfurações podem ser realizadas manualmente, por marteletes pneumáticos ou de forma mecânica através de perfuratrizes pneumáticas e/ou hidráulicas.
Essa ação reflete em perturbações causadas às comunidades que se encontram nas proximidades da área de execução.

INTRODUÇÃO DE EXPLOSIVOS NOS FUROS

Posteriormente, os furos são carregados com explosivos e amarrados (ligados) com acessórios explosivos (cordéis, linhas siliciosas entre outros), seguido do carregamento dos furos, ocorrendo o desmonte do maciço.
Os danos gerados pela utilização de explosivos podem ser compreendidos como sendo uma atividade humana que afeta a saúde e a segurança dos colaboradores caso algo não saia como planejado.

DETONAÇÃO

Todos os parâmetros inerentes à detonação devem estar descritos e devidamente registrados no plano de fogo. Estes devem indicar qual o afastamento, altura da perfuração, tamponamento, diâmetro das perfurações características dos explosivos.
Parte da energia gerada pelo explosivo atua na quebra e lançamento da massa rochosa. Outra parte atua no maciço rochoso sob a forma de ondas de choque, que se propagam pela massa sob forma ondulatória, provocando vibrações até a completa dissipação da energia. Uma terceira parte da energia de detonação é transmitida à atmosfera, provocando ruídos e sobrepressão acústica. Imediatamente após a detonação, uma onda de tensão de compressão é liberada, propagando-se em direção à face livre, que causa a pulverização do furo e fraturamento da região circunvizinha. A fragmentação controlada do maciço rochoso com explosivos requer o conhecimento das propriedades da rocha intacta e do comportamento do maciço, que têm importância no plano de fogo, como também nos resultados da escavação.
Os danos ao meio ambiente abrangem o ultralaçamento, as vibrações, a emissão de poeira, aumento dos ruídos, o assoreamento de áreas e/ou de drenagens adjacentes às áreas, além da alteração visual e paisagística.

TRANSPORTE DO MATERIAL

A retirada do material detonado da frente de desmonte, levando-o para a britagem ou para outro local apropriado, é definido como operação de remoção. Esta operação divide-se em etapas de carga e transporte, condicionando o desmonte. Este não pode acontecer sem que, previamente, seja retirado o escombro da detonação anterior. Após o desmonte, resultam blocos de rocha de tamanhos inadequados, que não podem seguir direto para a britagem. Este material é selecionado, fragmentado na praça por rompedores e/ou com o auxilio de explosivos. Em seguida todo o material será transportado para o britador primário. O transporte é feito por caminhões convencionais adaptados ou fora de estradas. Quando há circulação de material sobre pneus e sobre lagartas, é necessária uma pista mais larga, com faixas individuais.
Para evitar danos, devem-se buscar algumas condições fundamentais para o transporte do material. Primeiramente tem-se a condição do piso, que deve ser nivelado, seco, firme, liso e com boa drenagem na praça para que não se acumule água provocando erosões, pois, caso esses fatores não sejam seguidos corretamente podem causar graves acidentes, além de retardar a qualidade do trabalho. Além do mais, com relação à segurança, é necessário haver sinalização indicando a área de carregamento e esta área deve estar fechada com leira de segurança de pelo menos 1 m de altura. Para evitar o risco de corte nos pneus a praça deve estar livre de blocos e matacões na área de manobra. Se essas etapas não forem rigorosamente seguidas podem ocasionar desconforto para o operador, acidentes, danificar o equipamento e os pneus além de diminuir a produtividade e a qualidade do serviço.

BENEFICIAMENTO E ARMAZENAMENTO DO MATERIAL

Depois de desmontado o material é carregado e transportado para a britagem primária, inciando o processo de beneficiamento, onde a rocha será dividida em grupos de acordo com a granulometria desejada. Nesta etapa de beneficiamento, a rocha sofrerá a primeira redução de tamanho pela fragmentação em britadores de mandíbulas. O processo consiste no esmagamento e quebra dos blocos rochosos pela ação das forças de compressão aplicadas pelos movimentos de uma mandíbula móvel contra outra fixa. Após o processo de britagem o material fragmentado denominado pedra marroada ou “pedra de mão” é direcionado para o caixote ou pulmão primário, que funcionam como estoque regulador de material para cobrir eventuais paradas na produção, e também como produto para algumas aplicações que necessitem de rocha em grandes granulometrias. Imediatamente após à primária, tem-se a secundária. O material coletado no pulmão primário é conduzido à um britador giratório, onde este funciona com um eixo central, regulável, que gira esmagando a rocha sobre as paredes e contra a própria rocha, através de transportadores de correia. Os processos de britagem terciária e quaternária são também etapas de redução de granulometria do material processado, e fonte de produtos finais de mercado. Durante todo o processo de rebritagem há várias etapas de peneiramento e classificação que garantem a separação e adequação dos produtos das pedreiras às suas faixas granulométricas específicas. Após o beneficiamento o material é armazenado no próprio pátio das pedreiras em pilhas separadas, onde as carregadeiras efetuam as manobras e carregam os caminhões que levarão os materiais às obras após sua venda. Outra forma de armazenamento do material é sua separação em baias de concreto e são enviados para a carroceria dos caminhões através de correias transportadoras, em um sistema chamado “retomada”, onde embaixo da baia de material se encontra uma calha vibratória, que quando acionada, lança o material para a correia que o leva para a carroceria do caminhão.
Caso não faça esse processo muito material é desperdiçado devido o tamanho da rocha, além do mais com esse beneficiamento utiliza-se todo o material do bloco rochoso (fazendo as devidas quebras granulométricas) até o pó de brita, como é comercializado.

Elisson Dantas Ramos
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Luciano Pereira dos Santo Sex 3 Dez 2021 - 14:54

1 Perfuração
2 Altura da bancada
3 Malhas de Perfuração
4 Escolha dos Explosivos
5 Perfilagem


Perfuração
A Perfuração é a primeira etapa no processo de uma mineração, se essa
etapa não for bem planejada todos os processos seguintes sofreram consequências
que vão interferir nos desgastes prematuros dos equipamentos, nas metas de
produção, nos custos em toda cadeia produtiva e no produto final provenientes da
britagem, que é a segunda etapa do processo todo.
Os tipos de trabalho, tanto em obras de superfície como subterrâneas,
podem classificar-se nos seguintes: perfuração de banco, perfuração de produção,
perfuração de  chaminés (raises), perfuração de poços (shafts), perfuração de rochas com
capeamento e reforço das rochas.
Existem três principais métodos de perfuração para o desmonte de rochas com explosivos
aplicados à mineração: Perfuração rotativa com brocas tricônicas (Holler Bit);
Martelo de superfície (Top-Hammer, método roto-percussivo);
Martelo de fundo de furo ou furo abaixo (Down the Hole, método roto-percussivo).


Altura da bancada
A altura da bancada pode chegar até
20,00 m, porém, em grandes minas a céu aberto geralmente é de 15,00 m, já em
minas de menor porte pode chegar a 8,00 m, a escolha da altura das bancadas deve
ser relacionada de acordo com o porte dos equipamentos de perfuração, carga e
transporte.
Esta conformação permite maior agilidade e desempenho dos equipamentos
de perfuração, carga e transporte. Também se torna necessária na obtenção dos
melhores resultados com a utilização de explosivos, a partir das frentes livres bem
estabelecidas. Este procedimento denominado desmonte em bancadas é muito
utilizado em obras onde grandes volumes são escavados diariamente. É preciso
sempre estar atento aos problemas de estabilidades das frentes durante e após os
serviços de escavação.

Malhas de Perfuração
Estabelece como malha de perfuração: é a área decorrente do
produto das distancias em metros, seguidos para a locação dos furos em uma frente
de escavação de rocha. A geometria das malhas de perfuração podem ser:
quadrada, retangular, estagiada ou triangulo equilátero.

Escolha dos Explosivos
Explosivos são substancias, que quando sofrem
transformações químicas imediatas e violentas provenientes de um agente iniciador
externo, passando do estado solido ou liquido para o estado gasoso em um
curtíssimo espaço de tempo, gerando grande quantidade de energia na forma de
gases e altas temperaturas e pressão.  O tipo de explosivo também é de grande importância,
e depende de outros fatores, exemplo: disponibilidade no mercado e qualidade da rocha,
fatores que podem encarece ainda mais o plano de fogo. Na escolha dos explosivos deve se
levar em conta os seguinte fatores: Dureza da rocha (dura, media, branda); Tipo de rocha (ígnea, metamórfica, sedimentar);
Natureza da rocha (homogênea, fraturada): Presença de agua, Região a que se destina (carga de fundo, carga de coluna);
Diâmetro dos furos; Custo.

Perfilagem
Na perfilagem realiza-se a avaliação do furo, a qualidade, ângulo, inclinação e profundidade que estão registrados no projeto de perfuração. Os dados são extraídos a partir de ferramentas com sensores que são inseridos nos furos para identificação de possíveis desvios. Após o processo em campo, os dados são analisados por softwares, que demonstram através de figuras o comportamento de cada furo em profundidade e posteriormente são comparados com o planejado para avaliação dos possíveis impactos no desmonte. Através desse processo pode fazer uma melhor análise de onde vai ser a face livre do desmonte, possíveis varações evitando uma futura pistola (O material não arrancar, ficar empolado e até cuspir o explosivo).

Luciano Pereira dos Santo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty FATORES QUE INFLUENCIAM NA ÓTIMA QUALIDADE DO DESMONTE.

Mensagem por Jadson David Bispo De Lim Sex 3 Dez 2021 - 15:16

PERFURAÇÃO = COMPÕEM AS PRINCIPAIS AÇÕES QUANDO SE DESEJA ABRIR FUROS EM MACIÇOS. OS CRITERIOS DE DISTRIBUIÇAO E GEOMETRIA DEVEM SER APLICADOS ADEQUADAMENTE ,POSSIBILITANDO ALOCAR AS CARGAS DE EXPLOSIVOS.EQUIPAMENTO E FERRAMENTAS UTILIZADO NESSA ATIVIDADE,
PERFURATRIS, FONTE DE ENERGIA MECANICA
A HASTE,MEIO DE TRANMISÃO DE ENERGIA
A BROCA, QUE APLICA A ENERGIA NE ROCHA
O FLUIDO, QUE REALIZA A LIMPEZA FINAL.

PLANO DE FOGO= O PROCESSO DE DESMONTE DE ROCHA É COMPLEXO E ENVOLVE UMA ESTRUTURA CAUTELOSA QUE DEVE TER CADA MOVIMENTO CALCULADO ATÉ SUA A CONCLUSÃO. NELE É POSSIVEL DEFINIR UMA AÇÃO PARA DESMONTE DE ROCHAS QUE ENVOLVE EXPÓSIVO, ESQUEMATIZANDO A MONTAGEM,SELECIONANDO OS ACESSÓRIOS E ACOMPANHANDO TODA A ETAPA DESSE PROCESSO. O PLANO DE FOGO SERVE,ESSENCIALMENTE, PARA REDUZIR IMPACTOS QUE MUITAS VEZES SÃO CAUSADOS POR NEGLIGENCIA NO SEQUENCIAMENTO DA ESCAVAÇÃO. TRATA-SE DE UMA MANEIRA EFICIENTE E RESPONSAVEL DE ASSEGURAR QUE O DESMONTE DE ROCHA NÃO DEIXE NENHUMA SEQUELA NA ESTRUTURA DO SEU EMPREENDIME.

CARREGAMENTO= O CARREGAMENTO COM EXPOSIVOS DEVE SER FEITO POR PROFISSIONAIS HABILITADOS(BLASTRS) ELES DEVEM SEGUIR CORRETAMENTE O PLANO DE FOGO UTILIZANDO OS EXPLOSIVOS CERTOS NA QUANTIDADE CERTA PARA EVITAR DESPERDICIOS E GERAR CUSTO.É NECESARIO A CONTAGEM DOS FUROS PERFURADOS,ANTES DO CARREGAMENTO,SOPRA TODOS OS FUROS PARA GARANTIR A QUALIDADE I FAZER O PREENCIMENTO POR COMPLETO NOS FUROS.

DEFLAGRAÇÃO= A DEFLAGRAÇÃO É A AUTOCOMBUSTÃO DE UM CORPO,QUE PODE ESTAR EM QUALQUER ESTADO FISICO E QUE CONTEM EM SUA COMPOSIÇÃO COMBUSTIVELE COMBURETE INTIMAMENTE MISTURADOS EM PROPORÇÃO ADEQUADA. OCORRE NA DIREÇÃO NORMAL Á SUPERFICIE, POR CAMADAS,DEVIDO Á TRANFERENCIA DE CALOR DA ZONA DE CHAMA QUE SE ENCONTRA NA FACE GASOSA ADJACENTE Á SUPERFICIE. É UM FENOMENO DE SUPERFICIE E É CARACTERISTICO DOS CHAMADOS BAIXOS EXPLOSIVOS.

TRANSPORTE DE EXPLOSIVO= OS DETONADORES, QUANDO TRANSPORTADOS EM VEICULOS, DEVEM SER CONSERVADOS EM CONTENTORES ADEQUADOS E COLOCADOS NUM COMPARTIMENTO SÓDIO QUE DEVE MANTER-SE FECHADO A CHAVE. OS EXPLOSIVO DEVEM SER CARREGADOS DE FORMA SEGURA, DE MANEIRA A EVITAR QUALQUER RISCO DE QUEDA PARA FORA DO VEICULO.

Jadson David Bispo De Lim
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty DESMONTE DE ROCHA

Mensagem por ALEX SOUZA SANTOS Sex 3 Dez 2021 - 17:40

Fatores que influenciam na qualidade do desmonte de rocha e podem causar alteracoes na qualidade

1) Plano de fogo
A definição do plano de fogo a ser utilizado dependerá de algumas variáveis como: o tamanho dos equipamentos utilizados na perfuração, no carregamento e transporte, que atenda a finalidade do material a ser britado e o tamanho da boca do britador primário que irá receber o material britado. A fragmentação da rocha deve obedecer à especificação do processo seguinte, pois de nada adianta um plano de fogo bem executado, mas que não atenda aos requisitos de granulometria especificado.

2) Perfuração
O equipamento de perfuração deve seguir alguns parâmetros na hora da perfuração, respeitando a altura correta, inclinação e afastamento conforme o projeto. Se forem respeitados todos esses parâmetros obteremos uma perfuração de qualidade, sem desvios, sem varações e assim terá um bom carregamento com explosivos fazendo com que a rocha seja fragmentada corretamente, sem gerar matacos, e evitar que fique pontes nas lavras.

3) Perfilagem
Na perfilagem realiza-se a avaliação do furo, a qualidade, ângulo, inclinação e profundidade que estão registrados no projeto de perfuração. Os dados são extraídos a partir de ferramentas com sensores que são inseridos nos furos para identificação de possíveis desvios. Após o processo em campo, os dados são analisados por softwares, que demonstram através de figuras o comportamento de cada furo em profundidade e posteriormente são comparados com o planejado para avaliação dos possíveis impactos no desmonte. Através desse processo pode fazer uma melhor análise de onde vai ser a face livre do desmonte, possíveis varações evitando uma futura pistola (O material não arrancar, ficar empolado e até cuspir o explosivo).

4) Escolha do Explosivo
Para que se possa determinar o tipo de explosivo, é necessário levar em consideração alguns fatores:
• Dureza da rocha/ tipo de rocha: Verificar se o tipo e quantidade de explosivo é suficiente para fazer a fragmentação do maciço
• Presença de água: Verificar se o explosivo é compatível com a água, pois existe tipos de explosivos que quando entram em contato com a agua eles congelam (Anfo).
• Diâmetro dos furos x diâmetro do explosivo: A não utilização do explosivo com espessura correta pode acontecer que uma espoleta atravesse no meio do furo fazendo com que o explosivo não chegue até o final do furo podendo gerar uma ponte e além de ser perigoso pois pode ser prensada ocorrendo uma detonação precoce.

5) Carregamento das frentes de serviço e lavras
O carregamento com explosivos nos furos deve ser feito por profissionais treinados e habilitados (Blasters). Eles devem seguir corretamente o plano de fogo utilizando os explosivos certos na quantidade certa para evitar desperdício gerando custos. Além disso se usar explosivos a menos o desmonte não vai ocorrer como programado e se usar uma quantidade a mais o material vai ser fragmentado demais e se for molhado quando chegar ao britador ele vai engaiolar e pode também dificultar na separação do minério. E ficar atento na hora do tabelamento para não fazer uma escorva errada (Introdução do acessório ao explosivo) colocando tempos de saída errados que comprometam também a saída do desmonte.





ALEX SOUZA SANTOS
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Ciclo do Desmonte de Rocha

Mensagem por Hebert Nascimento Oliveir Sex 3 Dez 2021 - 18:39

Plano de fogo
Perfuração
Cálculo dos explosivos
Carregamento
Sequenciamento do desmonte

Plano de fogo:
Elaborado pela engenharia de mina, com um bom estudo prévio para preserva a estruta, reduzindo o choco e minimizando o custo. Determina a quantidade de furos, tamanho, diâmetro e entre outros aspectos relacionado a perfuração.

Perfuração:
Para uma boa perfuração depende de vários aspectos como uma boa mão de obra qualificada e seguir as orientações do plano de fogo, evitando erros, pois se trata de uma etapa difícil de ser corrigida.

Cálculo dos explosivos:
É calculado de acordo a quantidade de furos e tamanho dos mesmos para saber a quantidade de explosivos de acessórios emulsão.

Carregamento:
Depois de realizado esse cálculo é hora de fazer o preenchimento dos furos com explosivos, mas antes é preciso "limpar" (soprar) os furos para os resíduos não atrapalhar, o furo deve ser enchido por completo.

Sequenciamento:
A detonação deve seguir uma sequência, feita na hora do carregamento.

Consequências:
Se essas etapas não forem executadas com eficiência será gerado uma serie de problemas, como não atingir todo o minério, extração desnecessária gastando energia a mais, deformação das estruturas, gerando matacos e aumentando custos com manutenção.


Hebert Nascimento Oliveir
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de rocha

Mensagem por Thiago Ismael Bispo Ramos Sex 3 Dez 2021 - 19:20

Diâmetro de Perfuração :
A seleção do diâmetro de perfuração depende da produção requerida, do ritmo de escavação, da altura da bancada e das características da rocha (Silva, 1998).  
Além dos fatores acima citados, o diâmetro do furo é também influenciado, por exemplo, pelo tipo de explosivo a ser utilizado e pela vibração permitida no terreno durante a detonação. Em minas a céu aberto, o custo total de lavra é comumente minimizado pela perfuração de furos de grande diâmetro. Mas apesar de oferecer maior economia, e melhor adaptação a bancadas de altura média ou alta, esse grandes diâmetros influenciam em uma maior granulometria média dos produtos obtidos, maior risco de matacos, maior risco de projeções e maior facilidade de ocorrência de fraturas indesejadas.  
Normalmente, razões de carga menores são suficientes para conseguir o mesmo grau de fragmentação, especialmente em rochas frágeis, já quando a rocha é de difícil fragmentação, furos de diâmetro menor têm a vantagem de distribuir melhor a energia do explosivo em todo o maciço a ser detonado.  
Furos com diâmetro menor também resultam em melhor quebra do topo da bancada, uma vez que as cargas geralmente estão mais próximas da superfície. Esta melhor repartição da carga é um benefício em rochas duras.

 Malha de Perfuração:

A malha de perfuração (espaçamento x afastamento) exibe uma ampla mudança, dependendo do diâmetro do furo, das características da rocha e dos explosivos, entre outros.
O afastamento é definido como a distância entre a face livre da bancada e a primeira linha da furação ou a distância entre as linhas da furação. O espaçamento é definido como a distância entre os furos de uma mesma linha da furação.
É importante examinar a relação entre o espaçamento e o afastamento, já que diversas relações são estabelecidas, assim como várias geometrias, como quadrada, retangular, triangular, estagiada ou alongada. Malhas de perfuração com relações abusivamente altas podem levar a uma má fragmentação. Sendo assim, por exemplo, em rochas friáveis, podem-se adotar as malhas alongadas com razão maiores.

Propriedades e Seleção dos Explosivos:

Paralelamente à evolução dos métodos de lavra, os explosivos vêm suportando, desde anos passados, um acentuado desenvolvimento tecnológico, objetivando alcançar uma melhor fragmentação das rochas, maior segurança no manuseio, maior resistência à água e menor custo por unidade de rocha desmontada.
Na seleção dos explosivos para determinado trabalho é necessário conhecer as principais características de cada explosivo, como, a estabilidade química, densidade, potencial, volume gasoso, pressão, força, etc.
Entende-se por uma substância explosiva, um composto ou mistura de compostos, que, quando iniciados por calor, impacto, fricção ou choque, têm capacidade de entrar numa rápida decomposição, libertando enormes quantidades de calor e gás (Hartman, 1992).
Segundo Louro (2009) as substâncias explosivas podem ser classificadas como deflagrantes ou detonantes, embora hoje as atividades geotécnicas e mineiras (relevantes) se limitem aos explosivos detonantes, com tendência para o uso do tipo comercialmente designado por emulsões. Estas substâncias explosivas são caracterizadas por velocidades de detonação elevadas e por produzirem um grande volume de gases, a temperaturas e pressões muito elevadas.
 
Retilinidade do furo:

Essa retilinidade varia segundo SILVA (2012), dependendo do tipo e natureza da rocha, do diâmetro e da profundidade do furo, do método e das condições do equipamento utilizado e da experiência do operador. Na perfuração horizontal ou inclinada, o peso da coluna de perfuração pode concorrer para o desvio do furo. Ao perfurar furos profundos para detonação, o furo deve ser tão reto quanto possível para que os explosivos, sejam distribuídos corretamente, para se obter o resultado desejado.
Ainda conforme SILVA (2012) para compensar o desvio dos furos às vezes é necessário furar com menor espaçamento o que resulta em maior custo. Um problema particular causado por um furo com desvio é a possibilidade de encontrar-se com um outro já perfurado, causando a detonação de cargas por “simpatia”. A probabilidade do equipamento se prender é grande e a detonação não pode ser executada adequadamente.
Principais vantagens e desvantagens da perfuração inclinada.
Vantagens Desvantagens
• Melhor fragmentação; • Menor produtividade da perfuratriz;
• Diminuição dos problemas de repé; • Maior desgaste de brocas, hastes e estabilizadores;
• Maior estabilidade da face da bancada; • Maior custo de perfuração;
• Permite maior malha; • Maior comprimento de furo para uma determinada altura da bancada;
• Permite redução da Razão de Carregamento que pode ser obtida pelo uso de explosivos de menor densidade; • Maior risco de ultra lançamentos dos fragmentos rochosos.

Razão de Carga:

A razão de carga é a massa de explosivo usada para desmontar um metro cúbico ou uma tonelada de rocha.
Muita importância tem sido oferecida à razão de carga como um critério do plano de fogo. É possível reduzir o consumo de explosivos diminuindo, por exemplo, o diâmetro das perfurações. A razão de carregamento é fator crucial na geração de custos para empresas de mineração.
O tampão tem muita importância para evitar as projeções e garantir a eficiência do explosivo fechando a única saída livre para os gases. A subfuração auxilia em um melhor levante do maciço a partir da praça, evitando assim repés. O cálculo da carga de fundo é constituído por dois fatores, o peso do explosivo por metro de furo e altura da carga de fundo e a carga de coluna é determinada a partir da diferença entre o comprimento da carga total e o comprimento da cara de fundo, considerando a densidade de carga em cerca de 50% da densidade da carga de fundo. Assim, a carga total pode ser determinada em função dos valores práticos do rendimento do explosivo.

Thiago Ismael Bispo Ramos
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty PLANO DE FOGO

Mensagem por Marcos da Conceição Souza Sex 3 Dez 2021 - 19:33

1 Plano de Fogo,começa com os estudos da rocha com o intuito de ter informações de qualidade que venha da sequência a todo o processo seguinte.Caso o plano de Fogo seja mal elaborado causara uma serie de transtorno no processo seguinte.

2 Marcação :A marcação determina a direção que a perfuração ira seguir, caso o direção seja feita de qualquer forma sem obedecer o plano de fogo, teremos um grande problema no resultado final, pois os furos serão desviados do minério aumentando o custo da produção.

3 Perfuração, essa parte é a seguinte que antecede o carregamento. após uma marcação bem feita o operador ira iniciar  a perfuração da rocha, seguindo o plano de fogo que foi estabelecido para aquele desmonte.
Se o operador desviar o furo da direção que foi estabelecida provavelmente ira aumentar os custos do resultado final.

4 Carregamento: essa parte é realizado pelos Blaster que são profissionais qualificados e treinados para esse tipo de trabalho que não se permite (erros).
De informações do plano de fogo o Blaster ira seguir com o carregamento, e a sequência das etapas do carregamento, para ter uma desmonte de qualidade.
Se o profissional não fizer a sequência do processo do carregamento, o objetivo do  avanço não será alcançado.

5 Desmonte: É o processo de fragmentação da rocha que irá possibilitar o seu transporte até a usina para o seu devido tratamento.Se todo o processo anterior tiver sido feito da forma correta não terá nenhum problema, mais se algum fugiu do que era para ter sido feito a qualidade do desmonte será comprometida, podendo ficar restos de explosivos no material que ira ser beneficiado na Usina.

Marcos da Conceição Souza
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de rochas e suas características

Mensagem por RL5037JOSE Sex 3 Dez 2021 - 20:25

Plano de fogo
O processo de desmonte de rocha é complexo e envolve uma estrutura cautelosa que deve ter cada movimento calculado até sua a conclusão. O plano de fogo serve, essencialmente, para reduzir impactos que muitas vezes são causados por negligência no sequenciamento da escavação. ...

Detonação : O mais comum processo de detonação de rocha a frio se dá por meio da argamassa expansiva que, inserida na rocha por meio de perfuração, faz com que esta vá progressivamente se fragmentando até que se quebre definitivamente. A detonação de rocha é parte essencial das atividades de mineração e construção civil.

Perfuração : os tipos de perfuração de rochas compõem as primeiras ações quando se deseja abrir furos em maciços. Os critérios de distribuição e geometria devem ser aplicados adequadamente, possibilitando alocar as cargas de explosivos.
Para que a aplicação destes tipos de perfuração de rochas seja feita, alguns elementos principais devem estar presentes, como:
A perfuratriz, fonte de energia mecânica;
A haste, meio de transmissão de energia;
A broca, que aplica a energia na rocha;
O fluido, que realiza a limpeza final.
Juntos, estes itens completam o ciclo de entrada de energia e evacuação dos detritos do processo.


Quantidade de Explosivos : As formas mais comuns de se fragmentar uma rocha são: manual (realizado com ferramentas manuais, como ocorre no garimpo), hidráulico (por meio de jatos de água com alta pressão), mecânico (com o uso de tratores e maquinas em rochas que possuem baixa resistência) e o desmonte por explosivos, um dos mais utilizados.

As formas mais comuns de se fragmentar uma rocha são: manual (realizado com ferramentas manuais, como ocorre no garimpo), hidráulico (por meio de jatos de água com alta pressão), mecânico (com o uso de tratores e maquinas em rochas que possuem baixa resistência) e o desmonte por explosivos, um dos mais utilizados.
A concepção dos explosivos se deu por volta do ano 1000 d.C., na China, com invenção da pólvora, inicialmente utilizada apenas para fabricar fogos de artifícios. No entanto, esse produto começou a ser usado pela mineração somente no século XVII, quando o explosivo foi utilizado para o rompimento de rochas, pela primeira vez.

A pólvora foi utilizada até o desenvolvimento da nitroglicerina, no fim do século XIX. A substância, inventada por por Alfred Nobel, inicialmente possuía uma preparação extremamente arriscada, sendo que qualquer choque ou uma alteração brusca de temperatura provocavam violentas explosões. Desse modo, em 1864, quando mal tinha começado a produção, Nobel perdeu o irmão caçula e quatro funcionários durante um acidente em sua fábrica.
Foi então o cientista teve a ideia de uma substância inerte, no intuito de evitar acidentes. A nova mistura, mais estável, denominada dinamite, revolucionou a técnica de desmonte em minas e foi a precursora de todo o desenvolvimento de explosivos.
O planejamento de um desmonte de rochas com explosivos envolve a definição de como as cargas serão alocadas, os tempos de detonação(deflagração), a definição dos tipos de acessórios a serem utilizados, bem como o fator econômico. Um plano de fogo eficiente é aquele que maximiza a utilização da energia do explosivo, transferindo para a fragmentação adequada da rocha. No entanto, esse tipo de desmonte produz efeitos indesejáveis como vibrações de terreno, poeira e gases, além de ultra lançamentos. Logo, um projeto tecnicamente correto também deve minimizar a probabilidade de ocorrência desses eventos.

RL5037JOSE
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Desmonte de rocha

Mensagem por Luís Gustavo Queiroz Sex 3 Dez 2021 - 21:15

O planejamento de um desmonte de rochas com explosivos envolve a definição de como as cargas serão alocadas, os tempos de detonação(deflagração), a definição dos tipos de acessórios a serem utilizados, bem como o fator econômico. Um plano de fogo eficiente é aquele que maximiza a utilização da energia do explosivo, transferindo-a para a fragmentação adequada da rocha. No entanto, esse tipo de desmonte produz efeitos indesejáveis como vibrações de terreno, poeira e gases, além de ultralançamentos. Logo, um projeto tecnicamente correto também deve minimizar a probabilidade de ocorrência desses eventos. O desmonte de rochas é uma das atividades mais comuns da área de explosão de rocha. Ele é feito através de uma explosão de um furo na vertical ou subvertical no material.

Luís Gustavo Queiroz
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos