FÓRUM DE DESMONTE

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE - Página 2 Empty Qualidade no desmonte de rocha

Mensagem por ALEXANDRO BONIFACIO DOS S Sex 3 Dez 2021 - 21:23

Para ter uma boa qualidade no desmonte deve se obedecer vários processos de operação que vai desde a marcação de frente até a detonação.
1. A MARCAÇÃO DE FRENTE - a marcação de frente de desenvolvimento deve obedecer uma malha determinada pelo planejamento de mina para que a galeria não tenha nem over break, nem under break, sendo marcado para a perfuração do jumbo. 
2- A PERFURAÇÃO - Assim como na marcação a perfuração tem que obedecer um plano para que os furos sejam perfurados nos locais predeterminados pela marcação de frente.
3- PLANO DE FOGO - É o planejamento de como será feito a distribuição dos explosivos no maciço rochoso, através de estudos de qualidade do maciço, dimensão dos furos, quantidade a ser desmontado entre outros fatores. 
4 - CARREGAMENTO - O carregamento pode ser considerado a parte mais perigosa desse processo, pois para realização dessa atividade as pessoas envolvidas serão apenas os Blasters que são pessoas treinadas e autorizadas para manusear os explosivos. Eles terão que fazer o carregamento utilizando o plano de fogo determinado pelo planejamento, hoje nos carregamentos de lavra principalmente é muito mais utilizado as espoletas eletrônicas que dão mais segurança para realização do carregamento.
5 - DETONAÇÃO - A detonação deve ser realizada por no mínimo 2 pessoas por questões de segurança. Para uma boa detonação deve se garantir que todos os brineis estão conectados de forma correta, e assegurar que o desmonte saiu completamente, na mina subterrânea é determinado que só pode entrar em uma frente detonada depois de 30 minutos. 
Seguindo essa sequência é a forma de se obter um bom desmonte de rocha.

ALEXANDRO BONIFACIO DOS S
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE - Página 2 Empty A importância do plano de fogo

Mensagem por Gleidson Carneiro Silva Sex 3 Dez 2021 - 21:27

INTRODUÇÃO

O processo de desmonte de rocha é complexo e envolve uma estrutura cautelosa que deve ter cada movimento calculado até sua a conclusão. Nele, é possível definir uma ação para desmonte de rochas que envolve explosivos, esquematizando a montagem, selecionando os acessórios necessários e acompanhando toda a etapa desse processo.

PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NUMA BOA QUALIDADE DO DESMONTE

Parâmetros do desmonte;

Marcação e nivelamento dos furos;

Conferência da profundidade dos furos;

Cálculo das quantidades de explosivos e acessórios necessários;

Definição da temporização, do sequenciamento do desmonte e a execução envolvendo as etapas de escorva;

Carregamento dos furos, tamponamento e amarração;

Análise do resultado.


DEFINIÇÃO DOS FATORES

Parâmetros do desmonte - A definição dos parâmetros de desmonte é essencial para se alcançar os resultados desejados no processo de fragmentação da rocha.

Marcação e nivelamento dos furos - A marcação dos locais , bem como a organização dos furos, permite uma detonação mais assertiva e consequentemente fácil fragmentação do maciço rochoso.

Conferência da profundidade dos furos – após perfuração é necessário conferir se os furos estão na profundidade e nos ângulos corretos para uma detonação otimizada.

Cálculo das quantidades de explosivos e acessórios necessários – Calcular a quantidade de explosivos é imprescindível para a obtenção uma detonação correta. A partir dos cálculos é possível descobrir a quantidade precisa de explosivos e acessórios que será utilizada na operação. É possível calcular através da fórmula: RC = Q / V, onde RC é a razão de carregamento, Q é a quantidade de explosivos e V o volume de rocha “in situ”.  


Definição da temporização, do sequenciamento do desmonte e a execução envolvendo as etapas de escorva – A sequência de tempo da detonação é outro fator que não pode falhar na operação de desmonte de rocha, visto que após aplicar a quantidade de explosivos necessária, o alinhamento da sequência de explosão precisa percorrer toda a região do maciço rochoso que foi calculada para detonar obedecendo o tempo determinado.


Carregamento dos furos, tamponamento e amarração -  A carga de explosivos específica para o furo, bem como a amarração, cuja ligação entre outras cargas, deve estar devidamente conectada e segura para evitar falhas de detonação. O tamponamento funciona como um selamento, “abafamento, evitando que a explosão “escape” e perca eficiência na fragmentação rochosa.


CONSEQUÊNCIAS

A mudança de apenas um parâmetro poderá implicar no resultado do desmonte, todos os fatores mencionados acima precisam está em perfeita harmonia, observados, revisados, aplicados com atenção e cuidado. Do contrário, o processo de fragmentação do maciço rochoso poderá ser catastrófico, do pondo de vista econômico e de segurança para os colaboradores, comunidades vizinhas e ao meio ambiente.


CONCLUSÃO

O plano de fogo é indispensável no processo de desmonte de rocha e para reduzir impactos que muitas vezes são causados por negligência no sequenciamento da escavação. Trata-se de uma maneira eficiente e responsável de assegurar que a fragmentação rochosa não deixe nenhuma sequela na estrutura do seu empreendimento. Por essa razão deve ser elaborado e executado por profissionais experientes que sigam à risca todos os processos necessários para o sucesso do desmonte.

Gleidson Carneiro Silva
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE - Página 2 Empty Desmonte de rocha

Mensagem por ALEXANDRO BONIFACIO DOS S Sex 3 Dez 2021 - 21:47

A boa qualidade no desmonte deve obedecer uma série de procedimentos operacionais desde uma boa marcação de frente até uma boa detonação. 
1 - O primeiro passo é a elaboração de um plano de fogo que é feito através do estudo da rocha a ser trabalhado e assim dimensionar quanto de explosivos ser a usado assim como a quantidade de material ser a desmontado.
2- MARCAÇÃO DE FRENTE  - Uma marcação de frente é o início do processo de desmonte, é realizada obedecendo uma malha determinada pelo planejamento de mina para que a galeria não tenha nem over break e nem under break. Para isso 2 ou mais pessoas realizam a marcação na rocha que será perfurada.
3- - PERFURAÇÃO  - Para uma boa perfuração o operador do jumbo deve seguir o plano de fogo determinado pelo planejamento e perfurar no local marcado.
4 - CARREGAMENTO - O carregamento deve ser realizado pelos blasters que são funcionários treinados e capacitados para manusear os explosivos. Para um bom carregamento é necessário seguir o plano de fogo, além de limpar bem os furos a serem carregados assim como a distribuição correta dos brineis para que cada furo seja deflagrado conforme o plano.
5- DETONAÇÃO- A detonação deve ser realizada por no mínimo 2 pessoas por questões de segurança deve ter a certeza que todos assessórios estão conectados corretamente. 
Esses são os passos para um bom desmonte.

ALEXANDRO BONIFACIO DOS S
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE - Página 2 Empty Desmonte

Mensagem por Fabricio Silva Nunes Sex 3 Dez 2021 - 21:48

O planejamento de um desmonte de rochas com explosivos envolve a definição de como as cargas serão alocadas, os tempos de detonação(deflagração), a definição dos tipos de acessórios a serem utilizados, bem como o fator econômico. Um plano de fogo eficiente é aquele que maximiza a utilização da energia do explosivo, transferindo-a para a fragmentação adequada da rocha. No entanto, esse tipo de desmonte produz efeitos indesejáveis como vibrações de terreno, poeira e gases, além de ultralançamentos.
  Perfuração 
 perfuração das rochas é a primeira operação a ser realizada e tem como finalidade abrir furos com uma distribuição e geometria adequada dentro dos maciços de rocha para alojar as cargas de explosivos e acessórios iniciadores.
  Cálculo de explosivos 
Cada cálculo feito é muito preciso, pois o profissional responsável por coordenar o desmonte de rochas avalia de forma muito criteriosa a carga, a malha, a perfuração e a carga máxima de espera. Tudo para que o desmonte de rochas seja executado a uma relação de distanciamento segura à comunidades vizinhas.                       Consequência 
Qualquer processo que envolve desmonte de rochas é necessário ter cada diâmetro minimamente calculado. Uma configuração incorreta que seja pode acarretar danos irreversíveis à obra. Uma vez configurados de forma incorreta aparecerão impactos na pilha e na bancada detonada, podendo até mesmo estar ligada a situações de segurança.
  O carregamento tem ser feito com muito critério desde a limpeza dos furos que vão ser carregado a distribuição e sequenciamento dos brineis enchimento dos furos e o tamponamento.Fazendo toda essa etapa correta não terá nenhum prejuízo 
Com:o desmonte não sair na metragem esperada perca do material explosivo.

Fabricio Silva Nunes
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE - Página 2 Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por MATEUS CAIQUE L. DE MELO Sex 3 Dez 2021 - 22:14

Plano de fogo
Marcação de frente
Perfuração
Carregamento
Explosivo e acessório

Plano de fogo serve para reduzir impactos que muitas vezes são causados por negligência no sequenciamento da escavação. Trata-se de uma maneira eficiente e responsável de assegurar que o desmonte de rochas não deixe nenhuma sequela na estrutura do seu empreendimento.

A marcação de frente deve seguir criteriosamente o projeto. Demarcando de forma bem visível a linha do greide e da direção, as medidas da frente, distanciamento dos furos, localização do pilão. No projeto da topografia, apresentará as coordenadas que o próximo fogo deverá seguir, o greide garantirá a angulação do próximo fogo.

A perfuração de rochas é o ato de fragmentar os blocos maciços para produção de blocos de rochas menores é uma das operações mais importantes na mina e consequentemente impacta significativamente nos custos e produtividade das etapas seguintes do processo.

Carregamento destes furos podemos proceder de duas maneiras de carregamento com o método do churrasquinho ou carregando utilizando cordel detonante de alta gramatura e o carregamento dos furos do desmonte escultural com cargas explosivas espaçadas e interligadas através de cordel detonante.

Explosivos e acessórios a análise do plano de fogo irão determinar o tipo e a quantidade dos explosivos que será empregado no desmonte. A partir do exame do tipo de rocha, diâmetros e inclinação dos furos, é observado se existe a presença de água nos furos pois alguns explosivos não têm compatibilidade com água.

Seria umas grandes consequências ter todo trabalho, gasto de equipamentos mão de obra e por fim acabar acontecendo acidentes pois se o plano de fogo não for corretamente resolvido as estruturas não ficaram totalmente seguram, nesse caso o acidente será muito fácil de acontecer.

MATEUS CAIQUE L. DE MELO
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE - Página 2 Empty desmonte de rochas com explosivos

Mensagem por Everton Santos de Araújo Sáb 4 Dez 2021 - 14:53

O emprego de explosivos no desmonte de rochas é uma prática corriqueira em razão de seu custo-benefício. Escavar a rocha com explosivos é um direito das empresas habilitadas, porém, ao mesmo tempo, é um direito inalienável do cidadão ter a integridade estrutural de seu imóvel preservada durante as detonações. O desmonte de rocha é realizado em três etapas:
A primeira etapa o explosivo esmaga a rocha na proximidade do furo devido à pressão.
A segunda etapa consiste nas ondas sísmicas que são provocadas pela explosão, se propagando na rocha, causando forças de tensão que a partirão.
A terceira etapa consiste na entrada do gás de alta pressão gerado na explosão que penetra nas fissuras causadas na segunda etapa, empurrando a rocha para frente.
No desmonte de rochas, a perfuração, por ser a primeira etapa a ser realizada, deve ser observada com mais rigor. O furo deve ter distribuições geométricas que só um especialista é capaz de traçar para que os explosivos possam se alojar adequadamente. Essa primeira etapa é muito importante, pois, caso o carregamento seja desqualificado, a temporização e a iniciação do projeto não serão corrigidos com facilidade.

Everton Santos de Araújo
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE - Página 2 Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Henrique Carneiro Moura Seg 6 Dez 2021 - 12:28

Fatores que influenciam na qualidade do desmonte de rocha

PLANO DE FOGO
A definição do plano de fogo a ser utilizado dependerá de algumas variáveis como: o tamanho dos equipamentos utilizados na perfuração, no carregamento e transporte, que atenda a finalidade do material a ser britado e o tamanho da boca do britador primário que irá receber o material britado. A fragmentação da rocha deve obedecer à especificação do processo seguinte, pois de nada adianta um plano de fogo bem executado, mas que não atenda aos requisitos de granulometria especificado.
PERFURAÇÃO
O equipamento de perfuração deve seguir alguns parâmetros na hora da perfuração, respeitando a altura correta, inclinação e afastamento conforme o projeto. Se forem respeitados todos esses parâmetros obteremos uma perfuração de qualidade, sem desvios, sem varações e assim terá um bom carregamento com explosivos fazendo com que a rocha seja fragmentada corretamente, sem gerar matacos, e evitar que fique pontes nas lavras.
PERFILAGEM
Na perfilagem realiza-se a avaliação do furo, a qualidade, ângulo, inclinação e profundidade que estão registrados no projeto de perfuração. Os dados são extraídos a partir de ferramentas com sensores que são inseridos nos furos para identificação de possíveis desvios. Após o processo em campo, os dados são analisados por softwares, que demonstram através de figuras o comportamento de cada furo em profundidade e posteriormente são comparados com o planejado para avaliação dos possíveis impactos no desmonte. Através desse processo pode fazer uma melhor análise de onde vai ser a face livre do desmonte, possíveis varações evitando uma futura pistola (O material não arrancar, ficar empolado e até cuspir o explosivo).
ESCOLHA DO EXPLOSIVO
Para que se possa determinar o tipo de explosivo, é necessário levar em consideração alguns fatores:
• Dureza da rocha/ tipo de rocha: Verificar se o tipo e quantidade de explosivo é suficiente para fazer a fragmentação do maciço
• Presença de água: Verificar se o explosivo é compatível com a água, pois existe tipos de explosivos que quando entram em contato com a agua eles congelam (Anfo).
• Diâmetro dos furos x diâmetro do explosivo: A não utilização do explosivo com espessura correta pode acontecer que uma espoleta atravesse no meio do furo fazendo com que o explosivo não chegue até o final do furo podendo gerar uma ponte e além de ser perigoso pois pode ser prensada ocorrendo uma detonação precoce.
Carregamento das frentes de serviço e lavras
O carregamento com explosivos nos furos deve ser feito por profissionais treinados e habilitados (Blasters). Eles devem seguir corretamente o plano de fogo utilizando os explosivos certos na quantidade certa para evitar desperdício gerando custos. Além disso se usar explosivos a menos o desmonte não vai ocorrer como programado e se usar uma quantidade a mais o material vai ser fragmentado demais e se for molhado quando chegar ao britador ele vai engaiolar e pode também dificultar na separação do minério. E ficar atento na hora do tabelamento para não fazer uma escorva errada (Introdução do acessório ao explosivo) colocando tempos de saída errados que comprometam também a saída do desmonte.

Henrique Carneiro Moura
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

FÓRUM DE DESMONTE - Página 2 Empty Re: FÓRUM DE DESMONTE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos